quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

100 ANOS DO REI DO BAIÃO

 
Aqui a nossa homenagem a este grande homem.

O ano de 2012 foi definido como
“Ano Luiz Gonzaga 100 anos de nascimento do Rei do Baião”
No Brasil todos estão celebrando os cem anos do nascimento de Luiz Gonzaga. Nasceu em 13 de Dezembro de 1912. Além da dimensão artística, é indubitável o papel de sua música na difusão do imaginário sobre o Nordeste, inclusive do ponto de vista ambiental e social.

Ao comemorar o centenário de nascimento de um dos maiores gênios que o Brasil já produziu, um representante autêntico da cultura nordestina. Luiz Gonzaga do Nascimento foi pioneiro ao propagar as raízes do sertão por todo o país. 

A Vida de Luiz Gonzaga foi mostrar a diversidade de manifestações folclóricas, os hábitos e costumes, bem como as crenças, os valores e, de forma mais ampla, o modo de viver do povo Nordestino.O velho Lula, como també era conhecido, foi um dos ícones da cultura popular Brasileira que vive até hoje, como raiz passando de geração para geração.


Foi Luiz Gonzaga, junto com seus poetas como Zé Dantas, Patativa do Assaré e Humberto Teixeira –muitos outros- que divulgaram o sertão nordestino que está no imaginário do povo brasileiro. Claro que pintores como Portinari, poetas como João Cabral de Melo Neto, romancistas como Graciliano Ramos, dramaturgos como Ariano Suassuna, se somaram nessa divulgação, mas como uma crítica à crueldade da fome e da sede que pairavam sobre o semiárido.

Hoje temos a convivência com o semiárido. Acabamos com as grandes migrações, as frentes de emergência, a mortalidade infantil, os saques. Mesmo numa seca como essa, a tragédia social já não reina como nos tempos da "Asa Branca”. 

A música de Gonzaga continua viva por ser uma obra prima da cultura popular, mas a nossa realidade mudou. Há muito por caminhar, mas grande parte do caminho foi feito. Gonzaga gostaria de ver a volta de grande parte dos migrantes nordestinos para o Nordeste.
Sem perdermos nossas raízes culturais, principalmente a musical, hoje já podemos fazer novos baiões, novos xotes, novos rastapés, um novo forró, para a alegria nordestina que nunca morre.

·         O filme que está em cartaz nos cinemas brasileiros, mostra a luta da família Gonzaga para sobreviver no sertão; a infância difícil de Luiz Gonzaga; o despertar para a música; a primeira sanfona; a fuga em busca de uma vida melhor. A carreira de Gonzagão no Rio de Janeiro: o ambiente de rádio; os artistas contemporâneos; o baião como fenômeno nacional. Assisti e me encantei.
Em conversa hoje, pela manhã, com meu pai Luzimar Sena, ele me falou que Luiz Gonzaga passou por Apodi, onde realizou apresentação no coreto da praça Getúlio Vargas. Momento histórico vivido pelos apodienses. Além de Apodi outras cidades potiguares também tiveram o privilégio de assisiti-lo ao vivo. 
 Meu pai me disse: Luiz Gonzaga era na época um AVIÕES DO FORRÓ nos dias de hoje, que por onde se apresenta é sinônimo de sucesso garantido.





Nesses cem anos de nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião vai fazer a festa no céu enquanto nós a faremos aqui na Terra, até o dia que Deus permitir. 




·         


Nenhum comentário: