terça-feira, 20 de agosto de 2013

MISSA DO VAQUEIRO ABRE PROGRAMAÇÃO DA 27ª VAQUEJADA


Mantendo uma tradição de 27 anos, a família FERREIRA DE SALES,  realiza nesta sexta-feira as 18:00 horas, mais uma Missa dos Vaqueiros no parque Francisco Joaquim de Sales.


 O evento, que reúne fé, homens e cavalos, faz parte das homenagens a todos os vaqueiros que irão participar da disputa, e também do momento em que se pede a DEUS a proteção durante todo evento que acontece durante os 3 dias. É um momento também de ser rezar pelos entes queridos da família Ferreira Sales que já se encontram em outro plano espiritual. O Padre Marciel Rodrigues será o celebrante do ato religioso.

Toda população sinta-sa convidada para a 27a.  missa do vaqueiro.

ENTENDENDO MELHOR A TRADIÇÃO - A Missa do Vaqueiro é um evento tradicional na cultura popular nordestina. É um espetáculo que tem origem numa tragédia ocorrida no sertão. Em 1954, o vaqueiro Raimundo Jacó foi traiçoeiramente assassinado com uma pancada na cabeça no Sítio Lajes. Em julho de 1971, por decisão do padre João Câncio, e apoiado por Luiz Gonzaga e o poeta Pedro Bandeira, foi celebrada a primeira Missa do Vaqueiro, uma homenagem a Raimundo Jacó. Nos anos seguintes, o ritual foi mantido. “É um momento que nos deixa muito felizes. Os vaqueiros têm um encontro saudável e cheio de muitas histórias”, observa o organizador da vaquejada Milton Sales..


Após o cumprimento religioso, a festa tem inicio as 23hs no com o encontro de paredões.

por Leylla Carla

Nenhum comentário: