sábado, 21 de fevereiro de 2009

POR FAVOR DÊ UM MINUTO DE SUA ATENÇÃO PARA ESSA MENSAGEM

Alegria verdadeira X folia vã
Tem muita gente que acha que uma sensação passageira é felicidade. Confundem prazer momentâneo com satisfação de verdade. É o que acontece em épocas de festas liberais como a do Carnaval e em outros eventos nacionais e regionais semelhantes.A Bíblia ensina como alcançar uma alegria que dura para sempre.
A Palavra do Senhor diz que só é realmente “feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores”! E afirma com tanta segurança pois sabe que essa é a consequência natural para a pessoa que tem, “sua satisfação na lei do Senhor, e nela medita dia e noite” (Salmos 1:1-2).
A sabedoria divina compara o homem que é feliz de verdade com uma “árvore plantada à beira de águas correntes”. Isso significa que ele ou ela “dá fruto no tempo certo”, “suas folhas não murcham” e tudo que “faz prospera”! É uma felicidade que só tem aquele que deixa Jesus entrar no seu coração e decide viver para obedecer os seus mandamentos. Mas quem não age assim também recebe da Bíblia uma comparação: “é como a palha que o vento leva”, aquela que acaba caindo num caminho de destruição.
O povo brasileiro é conhecido no mundo todo como um povo alegre e que adora fazer festa. Porém, essa índole festiva nem sempre conduz a um tipo ideal de recreação. Por exemplo, havia um costume nos carnavais do passado em que alguns brincavam no salão e espirravam nos outros com “lança-perfume”. A idéia era implicar com os outros, provocando irritação nos olhos, sem que o responsável fosse identificado. Mas, como a alegria de uns não pode ser a razão da tristeza de outros, foi proibido entrar com “lança-perfume” nos bailes. Tal princípio de respeito ao direito dos outros deve ser aplicado às outras formas de folia.
Até porque a palavra “folia” tem um significado no dicionário que deveria levar as pessoas a uma maior reflexão. Está escrito lá: “Dança rápida ao som do pandeiro; Espetáculo ou dia festivo; Brincadeira ruidosa”. Não leva a pensar em algo muito passageiro e sem substância? E o barulho? Será que deixa todos tão felizes ao mesmo tempo? E o incômodo causado pelo barulho a outros que escolhem programação diferente naquele mesmo momento e região?Sem dúvida, há práticas negativas da folia que incomodam e, às vezes, até machucam as pessoas que estão fora dela.
Mas será que uma festa é desculpa pra deixar de respeitar os outros? É uma brincadeira saudável fazer algo de que se sente vergonha? Alegrar-se é bom, mas sem provocar o descontentamento alheio, ou mesmo sem deixar que isso nos roube a dignidade.Para algumas pessoas, o carnaval é uma espécie de religião, na qual elas se realizam a ponto de esquecer os males que pode provocar. Mas o fato é que muitos acham que a festa lhes dá licença de abusar e fazer o que bem entendem. Então, aí está o motivo de tanta frustração após a folia.
Ela pode terminar de um modo ruim, estragando a alegria e, às vezes, interrompendo os planos de tanta gente.E ainda: alguns tipos de folia trazem conseqüências terríveis, como males causados por consumo exagerado de bebida alcoólica e outras drogas, abuso e violência sexual, acidentes de trânsito, emergência hospitalar, vandalismo, entre outras coisas ruins.Assim, é atualíssimo o texto da Bíblia que diz: “Acautelai-vos... para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo...” (Lucas 21.34).
Por isso, você que curte qualquer tipo de festa e só quer se esbaldar sem pensar nas conseqüências, que sempre arruma uma desculpa pra deixar de respeitar os outros e que costuma fazer algo num dia já sabendo que vai sentir vergonha no outro, pense comigo. Entendeu o que a Bíblia diz? “Tenham cuidado... para que nunca aconteça do seu coração ficar sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da bebedeira e das preocupações deste mundo...”.Mas você que se esforça pra agradar o Senhor e honrar o nome dele, você que persevera na fé em Jesus...
A Bíblia tem uma promessa especial de Deus pra quem age assim: “O que vencer será vestido de vestes brancas e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos anjos” (Apocalipse 3:5). Todo ser humano pensa em ser feliz. O que é legítimo. O problema é achar o lugar certo onde a felicidade está. Folia, dinheiro, poder... Será que isso traz a verdadeira felicidade? Segundo a Bíblia, só Jesus é a fonte de tudo aquilo que o homem precisa. E Ele está de braços abertos esperando aqueles que buscam nesse mundo alegria, mas não encontram.
Maria, a mãe de Jesus, declarou uma frase, em forma de louvor, que deve ser repetida por todos os cristãos no seu dia-a-dia. Ela disse: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lucas 1. 46-47). E o profeta Neemias complementa: “A alegria do Senhor é a nossa força” (Neemias 8.10b). Siga o exemplo destes personagens da Bíblia e alegre-se em Deus, através de Jesus. Só Deus é capaz de te fazer realmente feliz e de ser a razão da sua verdadeira alegria.Viver feliz não é viver a liberdade que o mundo diz que tem, mas que vai claramente contra tudo aquilo que a Bíblia ensina. Devemos buscar Deus em primeiro lugar em nossas vidas. Se colocarmos Deus como prioridade teremos a felicidade. A Palavra de Deus nos ensina: “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente digo: Alegrem-se!” (Filipenses 4:4). Somente no Senhor Jesus podemos encontrar a alegria verdadeira, que independe de circunstâncias e ultrapassa a barreira do fim do baile e da folia.
Que permanece, e até se intensifica, quando você volta pra casa e põe a cabeça no travesseiro. Por isso, se quiser correr atrás da felicidade, vá para os braços de Deus, pois Ele é a fonte da alegria verdadeira.
Pense nisso. E decida.
Fonte: Site palavra de paz.