sábado, 28 de fevereiro de 2009

RN É O 2º ESTADO NO PAÍS EM AUTUAÇÃO POR EMBRIAGUES DURANTE O CARNAVAL


Mesmo com uma redução de 50% nas autuações por embriaguez ao volante nas estradas federais durante do Carnaval, o Rio Grande do Norte ainda ocupa o segundo lugar no ranking dos estados que mais autuam motoristas por esse tipo de infração de trânsito. A informação foi dada ontem pelo superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Charles Lindemberg, durante a apresentação do balanço final da operação realizada durante o período do Carnaval. “O primeiro lugar está com o Rio Grande do Sul”, disse.



Segundo os dados da PRF, desde o início da Lei Seca, em julho do ano passado, até ontem foram realizados 2.015 testes de bafômetros no RN. Destes, 473 foram autuações: 331 foram prisões (acima do nível permitido de álcool no sangue) e 142 penalidades administrativas (multa R$ 957, retenção do veículo e recolhimento da carteira de motorista).



No carnaval deste ano, a PRF realizou 345 testes com bafômetros onde 29 pessoas foram detidas por embriaguez. “As demais foram autuadas, tiveram habilitação apreendida e vão pagar multa”, disse o superintendente.



Os representantes da PRF destacaram ainda que, antes da Lei Seca, o RN já ocupava a vice-liderança no ranking de autuações. E se manteve, apesar do aumento do rigor e o consequente crescimento do número de ocorrências depois que a legislação entrou em vigor. A explicação para isso, segundo a PRF, são as constantes fiscalizações realizadas. Mesmo com essa colocação no ranking nacional, a PRF registrou diminuição em alguns números como acidentes, mortos e infrações dentre outros.





O superintendente da PRF explica que o fato para o registro dessas ocorrências é que o trabalho dos patrulheiros nas rodovias federais não se resume ao período de festas como o carnaval. “Mantemos nossas equipes em alerta e atentas nas estradas, especialmente nessa questão do teste com o bafômetro”, declarou.Ele avisa que o trabalho de fiscalização continua e é intensificado em épocas de festas como carnaval, semana santa e final de ano.