domingo, 24 de março de 2013

EVENTO DA AMORN REUNE PREFEITOS E DEPUTADOS EM PROL DA SECA


 Prefeito de Itaú, Ciro Bezerra (ao lado de Fábio Faria) está de mãos dadas com os demais prefeitos da região em prol dessa causa.



 Presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Apodi, Edilson Neto, falou em nome dos agricultores e cobrou ações urgentes e emergente, para diminuir os efeitos da seca. Sendo muito apludido por todos.

 Auditório do Sindicato ficou super lotado por representantes da sociedade civil de toda região oeste

 Deputado estadual Dr. Getúlio Rêgo levou sua mensagem a todos


O prefeito de Itaú, Ciro Bezerra, participou juntamente com mais de 20 prefeitos da região do Médio Oeste do RN e 2 deputados,  de uma reunião neste sábado (23) em Apodi para discutirem ações que permitam uma melhor convivência do pequeno produtor rural com a estiagem. O segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Fábio Faria, participou dos debates e assumiu o compromisso de levar as reivindicações dos agricultores ao governo federal.


Segundo o prefeito Ciro Bezerra, todos os prefeitos estão de mãos dadas em torno da mesma causa: ações urgentes para minimizar os efeitos da seca que se agrava a cada dia.

“ Acredito muito na união de todos os prefeitos da região oeste, onde juntos  buscaremos soluções para os nossos problemas, porque é nos municípios onde tudo acontece”, ressaltou o prefeito.

O encontro foi presidido pela prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, que preside a AMORN-Associação dos Municípios do Médio Oeste, ao lado do prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, e contou com a presença do deputado estadual Getúlio Rego, prefeitos, vereadores e representantes dos agricultores e trabalhadores rurais de toda a região.

"O Nordeste vive mais um período de forte estiagem com efeitos devastadores especialmente para os pequenos produtores rurais. Estamos em Brasília lutando por maiores benefícios, aprovamos semana passada emenda para que a Conab adquira 550 mil toneladas de milho para alimentar o rebanho de ovinos, caprinos e bovinos, mas sabemos que ainda há muito o que fazer", disse Fábio Faria.


Fábio Faria recebeu do Fórum do Campo Potiguar um documento com as principais reivindicações do agricultor familiar a serem levadas ao governo federal, incluindo: migração das famílias do programa Bolsa Estiagem para o Garantia Safra; disponibilização, pela Conab, de um kit de ração animal ao preço de custo para alimentação do rebanho; desburocratização para acesso aos benefícios previstos pelo governo.

O evento aconteceu dentro da programação festiva  dos 178 anos de emancipação política de Apodi. 

Na ocasião foi redigida uma
‘Carta do Semiárido’, ouvindo o clamor de cada município”,  que será encaminhada ao governo do Estado e ao governo Federal.


Nenhum comentário: