terça-feira, 28 de maio de 2013

Professor da Unioeste e doutorandos participam de missão científica na Europa


O professor Affonso Celso Gonçalves Jr., do Centro de Ciências Agrárias do Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), estará no período de 24 a 29 de junho participando de reuniões, visitas técnicas e eventos científicos na área de Ciências Ambientais na Espanha e em Portugal.
O Professor Affonso, como é mais conhecido, foi correspondente do meu jornal Correio do Oeste durante os 2 anos que circulou pela região oeste do RN. Por aqui, ele também tem seu valor reconhecido, e aqui faço questão de publicar sempre seus artigos e matérias relevantes ao seu respeito. Na verdade, é um amigo que a vida me presenteou.
Affonso, juntamente com seus orientados de doutorado Herbert Nacke, (professor da União Dinâmica de Faculdades Cataratas - UDC) e Daniel Schwantes (professor da Pontifícia Universidade Católica - PUC), ambos do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Unioeste, estarão participando no dia 24 de junho, de uma reunião junto ao Grupo de Pesquisa de Metais Pesados e Fitorremediação do Departamento de Química Agrícola da Universidade Autônoma de Madrid (Espanha). Nesta reunião serão discutidas parcerias científicas entre os grupos de pesquisa e projetos a serem desenvolvidos na área de sistemas de produção sustentáveis e remediação de compartimentos ambientais.
No período de 25 a 29 de junho, os professores Affonso (Unioeste), Herbert (UDC) e Daniel (PUC) estarão em Lisboa (Portugal) apresentando trabalhos científicos e participando de reuniões naInternational Conference on Sustainable Intelligent Manufacturing (SIM 2013) que será realizada na Universidade Técnica de Lisboa. Cabe salientar que o Grupo de Estudos em Solos e Meio Ambiente (Gesoma), coordenado pelo professor Affonso, teve diversos trabalhos aceitos no referido evento.
Conforme o professor Affonso, esta interação científica com universidades de outros países, “proporciona profunda reflexão sobre o ponto exato onde as pesquisas dos professores brasileiros estão em relação a trabalhos semelhantes em andamento em outras universidades pelo mundo”. A oportunidade de visitar estas universidades surgiu em virtude dos inúmeros trabalhos científicos que a equipe, coordenada pelo professor Affonso, tem realizado nos últimos anos na área de Ciências Ambientais, mais especificamente com relação aos trabalhos de remediação e descontaminação de águas e solos contaminados por agrotóxicos e metais pesados tóxicos.
A equipe coordenada por ele conta com inúmeros acadêmicos de doutorado, mestrado e iniciação científica que sob sua orientação direta, desenvolvem trabalhos científicos de descontaminação de compartimentos ambientais (águas e solos) utilizando materiais absorventes alternativos e sustentáveis provenientes de atividades agroindustriais.
Outras visitas
Nos últimos anos, o professor Affonso também foi convidado por universidades europeias para ministrar conferências na área de ciências ambientais, realizar visitas técnicas e efetivar acordos de cooperação científica junto a estas instituições, como no ano de 2011 junto ao Departamento de Química Agrícola da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e em 2012 em Portugal, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. O professor esteve ainda na Espanha junto ao Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental e Departamento de Química Analítica da Universidade Autônoma de Barcelona.
De acordo com o professor Affonso, “estas novas parcerias científicas e tecnológicas entre os grupos de pesquisa envolvidos trarão, como frutos desta experiência, uma grande contribuição nos projetos científicos desenvolvidos e também na formação dos recursos humanos (mestres, doutores e pós-doutores) da Unioeste”.

Um comentário:

Affonso disse...

Agradeço em especial a esta grande amiga Leylla pelo incentivo sempre e gostaria de ressaltar que sempre foi uma felicidade ter contribuído com o Correio do Oeste.
Desejo muito sucesso a todos de Apodi e fico sempre a disposição para eventuais contribuições.
Um abraço fraternal a todos.