quarta-feira, 23 de abril de 2014

< ENTREVISTA > SOBRE O RISCO DO CÂNCER DE MAMA COM DR. DENIS


No decorrer da vida, uma em cada dez mulheres vai apresentar câncer de mama. A incidência desse tipo de neoplasia aumentou significativamente nos últimos 20 anos. Parte do aumento resulta da aplicação cada vez mais rotineira de técnicas diagnósticas como a ultrassonografia e as mamografias, que todas as mulheres devem repetir anualmente a partir dos 40 anos (ou começar antes em casos especiais). Outra parte é consequência da mudança de padrão reprodutivo feminino ocorrido nos últimos 50 anos.

Por razões mal conhecidas, a fase reprodutiva da mulher atual é mais longa: as meninas começam a menstruar já aos 11 ou 12 anos e a menopausa ocorre depois dos 50. Além disso, o pequeno número de filhos característicos da maior parte das famílias mantém as mulheres em sucessivos ciclos menstruais, que se repetem exaustivamente por centenas de meses. O impacto provocado pela ação repetida de estrógeno e de progesterona nos tecidos mamários é responsabilizado pelo aumento no risco de desenvolver câncer de mama apresentado pela mulher moderna.

 Hoje, dr. Dênis Fowler conversa com “Impressionando na Gazeta” sobre o câncer de mama e tira algumas dúvidas, nos informando detalhadamente sobre esta doença que acomete uma grande quantidade de mulheres do nosso País. Dr. Dênis Fowler Teixeira Faheina é filho de Natal, tem 38 anos de idade, é médico há 14 anos, mastologista há oito e atua no COHM há sete anos. Competente, humano, atencioso e de um carisma extraordinário, dr. Dênis é a pessoa certa para lidar com pacientes portadoras de uma doença tão estigmatizada como o câncer de mama. E fiquem certos, mesmo se o diagnóstico for ruim, o paciente sai de seu consultório com a certeza de que suas chances de vida são enormes, pela forma didática e envolvente como trata os que o procura.

 

IMPRESSIONANDO: Dr. Dênis, o que é câncer?
DR. DÊNIS: câncer é a proliferação anormal de células malignas em um determinado órgão, ou seja, é o crescimento anormal de um tecido com características de agressividade.

IMPRESSIONANDO: Qual é a melhor defesa contra o câncer de mama?
DR. DÊNIS: a melhor defesa do câncer de mama é a detecção precoce, quanto mais cedo for o diagnóstico, maior as chances da paciente, inclusive as de cura.

IMPRESSIONANDO: Por que a detecção precoce é tão importante na luta contra o câncer de mama?
DR. DÊNIS: quando se trata de câncer de mama, não existem meios eficazes de prevenir este câncer antes que ele apareça, não se previne e sim já se dá o diagnóstico. A detecção precoce é o melhor método pelo qual vamos rastrear (diagnosticar) as formas mais iniciais e menos agressivas da doença.

IMPRESSIONANDO: Como o câncer de mama se alastra?
DR. DÊNIS: esse termo se alastra não pode ser usado na avaliação de câncer de mama, existe sim um aumento desordenado de células tumorais malignas que não foram debeladas pelo sistema imune (sistema de defesa) da paciente, sem um sistema que contenha as células tumorais, estas continuaram a se reproduzir e aumentar a lesão cancerígena.

IMPRESSIONANDO: O que aumenta as chances de ter o câncer de mama?
DR. DÊNIS: alguns fatores aumentam o risco de câncer de mama, como o uso prolongado de terapia de reposição hormonal em paciente menopausadas, presença de lesões de risco (biopsias com atipias), tabagismo, etilismo, a herança genética, isto é, o risco familiar no câncer de mama incide em menos de 10% dos casos.

IMPRESSIONANDO: Se uma mulher da família tem câncer, todas terão?
DR. DÊNIS: a maioria das pacientes que se apresentam com câncer de mama (90%) não tem nenhum histórico familiar, como também na grande maioria também não vai aumentar o risco de câncer dos outros familiares.

IMPRESSIONANDO: Todo tumor é câncer?
DR. DÊNIS: tumor é um termo genérico e câncer se trata do aumento e proliferação de tecido com características de malignidade, isto é, nem todo tumor é maligno, mas todo câncer é maligno.

IMPRESSIONANDO: Como é o tratamento do câncer de mama?
DR. DÊNIS: o tratamento de câncer de mama segue quatro princípios básicos, que são: cirurgia (mastectomia ou cirurgias conservadoras, quimioterapia, radioterapia e terapia alvo).

IMPRESSIONANDO: Quais são os progressos na prevenção do câncer?
DR. DÊNIS: existem algumas drogas que são testadas nesse intuito, porém sem um significado científico expressivo, visto que não foi descoberta uma causa especifica de câncer de mama.

IMPRESSIONANDO: O câncer é contagioso?
DR. DÊNIS: não, pois não se trata de uma doença infectocontagiosa, não existe um agente biológico que cause a doença.

IMPRESSIONANDO: É possível que os homens tenham câncer de mama?
DR. DÊNIS: homem tem mama, porém esta não é evoluída, portanto homem também tem câncer de mama, embora seja considerado raro.

IMPRESSIONANDO: O câncer de mama tem cura?
DR. DÊNIS: o câncer de mama pode ser considerado curado em suas fases iniciais, motivo pelo qual tanto se indica o diagnóstico precoce, nos demais casos se tem um bom controle da doença, e as pacientes têm uma excelente sobrevida.


Tratamento CONTRA CÂncer de Mama
Perda da mama (mastectomia) e perda dos cabelos no tratamento para câncer de mama, é preciso sempre retirar as mamas?
Mesmo com todo avanço da medicina, a retirada total da mama ainda pode ser necessária. Lidar com a retirada das mamas é algo extremamente complexo para a mulher. As mamas têm inúmeros significados: sexualidade, maternidade, sensualidade, feminilidade. Todos estes aspectos são comprometidos quando se fala em retirar as mamas.
A cirurgia plástica reparadora pode ser de grande valor para amenizar a dor da perda. A reconstrução, principalmente quando imediata pode trazer conforto e diminuição da sensação de mutilação. Caso a reconstrução não seja possível, lojas especializadas em artigos médicos oferecem próteses externas (que são usadas no soutien) que cumprem muito bem o papel de diminuir a sensação de perda e oferecem a possibilidade de reinclusão social para a paciente. Veja links em sites interessantes.

Os cabelos sempre caem com a quimioterapia?
A maioria das medicações quimioterápicas usada para o tratamento do câncer de mama atua sobre as células que se reproduzem com mais rapidez, e as do bulbo capilar são exemplos disso. Algumas, entretanto, não deixam cair os fios, mas cada caso tem uma droga que se aplica com maior eficácia, e se a sua for a que cai o cabelo, lembre-se, os fios voltarão a crescer com o fim do tratamento.

Como lidar com a perda dos cabelos?
Primeira coisa: após o tratamento os cabelos voltarão a crescer. Mas durante o tratamento há várias formas de diminuir a sensação da perda. As perucas e os lenços (coloridos ou mais discretos) são os preferidos por aquelas pacientes que desejam uma resolução rápida. Mas não são todas as mulheres que se interessam pelo seu uso. Cada mulher deve identificar o que melhor se adequará as suas necessidades.

Nenhum comentário: