segunda-feira, 14 de abril de 2014

SAMU DE APODI É DENUNCIADO POR FALTA DE ESTRUTURA PARA FUNCIONAMENTO


 Lâmpada se afogando (Perigo)
 Água no chão
Caderno de anotações mergulhado na água

SAMU de Apodi em emergência: um relato, uma denúncia 

Depois de ver toda compreensão sobre o funcionamento do SAMU, algo que se dá no Brasil inteiro, já que tal serviço é uma criação do Sistema Unificado de Saúde (SUS), é importante também saber a realidade, não sobre o atendimento do SAMU em Apodi, pois imagina-se que a população já seja o suficiente para descrever isso. Na verdade, estamos falando das condições em que trabalham os profissionais do SAMU aqui em nosso município. 

Pois bem, escrevo aqui como cidadã, como usuária (pois já precisei do SAMU Apodi) e como alguém que já teve um familiar com a vida ceifada por causa do descaso com o servidor público. 

Como tenho uma pessoa de minha casa (esposo) que trabalha como Condutor/Socorrista USB de Apodi e o mesmo teve que ir ontem lá no prédio que funciona a Base do Samu de Apodi para tratar de assuntos relacionados ao seu trabalho e no momento eu estava com ele, presenciei uma cena que eu acho merecedora de atenção pelo poder público municipal, já que o mesmo tem a responsabilidade de 25% do funcionamento do SAMU aqui. 

A cena foi vista por mim ainda no momento da chuva, ontem a tarde. Eu já tinha conhecimento da precariedade do local, uma vez que as reclamações dos socorristas são constantes devido ao DESCASO, que a Secretaria Municipal de Saúde tem para com estes. A estrutura da Base do Samu Apodi é de ruim para pior. Água, quase não tem porque o reservatório é inadequado, os banheiros estão totalmente sem condições de serem usados (mas, são), é necessário que a prefeitura conclua o serviço que dá suporte à higienização da viatura, conhecido como Dick, que foi iniciado já nesta gestão e não foi finalizado. Além da estrutura, os profissionais tiveram seus salários reduzidos pelo então prefeito porque ele achou que ganhavam demais aí subtraiu 20% da insalubridade (que deveria ser 40%) e simplesmente fixou um salário conforme a sua vontade, desrespeitando todo a proteção legal dos mesmos. NÃO SE SABE POR QUÊ, uma vez que o trabalhador deve ser valorizado pelo que faz, independente de qualquer outra situação. 


No entanto, o que me chamou mais a atenção foi o cenário visto no local e que foi provocado pelo chuva. Os quartos onde os profissionais ficam apostos esperando as chamadas de emergência estava totalmente alagados. Perguntei a técnica de enfermagem de plantão como havia ocorrido. Ela relatou que haviam saído para uma ocorrência (acidente ocorrido ontem em frente à Água Mineral Cristalina do Oeste) e quando retornaram encontraram o alagamento nos quartos: a cama e o colchão totalmente embebidos de água, um notbook mergulhado na água e chovendo mais dentro do prédio do que fora. As imagens que eu fotografei revelam a realidade. é possível ver o gotejamento em cima de uma lâmpada fluorescente. E esta cena foi a que mais me chamou atenção pelo perigo que causa aos funcionários. "Imagine aí prefeito, o Senhor trabalhando na prefeitura com uma goteira caindo em cima da lâmpada que ilumina o seu gabinete?"

Eu fiquei indignada porque perdi um irmão (Patrício Freitas) por causa de DESCASOS DESSE TIPO. 

Se tiver alguém que discorde da minha indignação, que se levante e mostre seus argumentos. Pode defender!

ESPERANDO OS COMENTÁRIOS. 

Por Mônica Freitas do Blog: http://odiariodopovoapodiense.blogspot.com.br

Nenhum comentário: