quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Bancários do RN aprovam indicativo de greve para a próxima terça-feira, 30


Após avaliação, a categoria decidiu aprovar indicativo de greve para o dia 30 deste mês – Foto Sindicato dos Bancários RN

A categoria rejeitou por unanimidade a proposta da Federação Nacional dos Bancos (FENABAN). O Sindicato afirmou que os bancários demonstraram grande disposição de luta.

Durante assembleia realizada pelo Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte, a categoria rejeitou por unanimidade a proposta da Federação Nacional dos Bancos (FENABAN) e aprovou indicativo de greve para a próxima terça-feira, 30.
O Sindicato afirmou que os bancários demonstraram grande disposição de luta. Para entidade, nas intervenções ficou muito claro que a luta quem faz são os trabalhadores e que é impossível a direção sozinha garantir a greve.
O sindicato disse que cabe à direção apontar caminhos, dar informações interna e externamente, dar encaminhamento às decisões coletivas e avaliar o quadro local, regional e nacional. Para a entidade, é absolutamente necessário que os bancários estejam no dia a dia da greve, informando a população e mostrando os motivos da greve: contratações, isonomia, reposição das perdas salariais, combate ao assédio moral, saúde e segurança.
Negociações com bancos
Para o Sindicato dos Bancários, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil não apresentaram resoluções pertinentes aos bancários na mesa de negociação.
“Não houve avanços por parte do governo Dilma em nenhum dos dois bancos nas pautas específicas. O detalhe é que o BB conseguiu ser ainda pior que a Caixa. A direção do banco ofereceu um reajuste inferior ao da Fenaban. Enquanto os banqueiros ofereceram 7,5%, o BB se dispôs a pagar a esmola de 7%. A justificativa absurda dada pelo Banco do Brasil é de que o BB não tem piso”, disse o sindicato.
Segundo o sindicato, a Caixa, por sua vez, ofereceu apenas duas deltas de promoção aos funcionários, o que não satisfez os trabalhadores que solicitam reajuste salarial.

FONTE: GAZETA

Nenhum comentário: