terça-feira, 2 de dezembro de 2008

AIDS É ESTABILIZADA NO BRASIL SEGUNDO BOLETIM EPIDEMIOLOGÓGICO

AIDS SEMPRE PRESENTE
Ontem foi comemorado em todo o mundo o dia de luta contra a AIDS. Embora no Brasil a epidemia de Aids seja considerada estável, ainda é grande o número de vítimas da doença. Segundo o Boletim Epidemiológico Aids/DST 2008, entre 1980 e 2007 foram registrados mais de 500 mil casos e 200 mil óbitos no país. Neste ano, em que é realizado o 25° Dia Mundial da Luta Contra a Aids, o Ministério da Saúde lança campanha com o foco em homens com mais de 50 anos e já prepara uma campanha voltada especialmente para o sexo feminino. Os números impressionam: a taxa de incidência para cada 100 mil mulheres saltou de 9,3, em 1996, para 14,2, em 2005. Não há mais um grupo restrito de pessoas ou de mulheres que podem vir a ser contaminadas: a Aids as atinge em qualquer idade – inclusive vêm aumentando os casos de idosas portadoras da doença. Por que isso vem acontecendo? Se antes se falava em grupos de risco, como usuários de drogas injetáveis, homossexuais e profissionais do sexo, hoje não se pode ao menos definir um perfil dos portadores da doença. É o que argumenta A secretária de Saúde do nosso município Ana Paula Néri. Que lamenta o alto índice de mulheres contaminadas nos últimos anos.


Dilema da camisinha
Nossa cidade que não e diferente das demais do mundo sofre, com o aumento de casos entre mulheres, que vai muito além da idéia de liberdade sexual ou da promiscuidade, que também são motivos de contaminação. Pelo contrário. Muitas delas – não importa a idade ou o estado civil – ainda se prendem ao medo de pedir ao parceiro que coloque a camisinha na hora da relação. Segundo a ginecologista, Dra. Cristiane Cardoso, a mulher tem maior vulnerabilidade biológica à contaminação.
O QUE NOS DEIXA TRISTES?
È SABERMOS que Estudos do Ministério da Saúde apontam que a difícil negociação quanto ao uso do preservativo é um dos principais motivos pelos quais as mulheres vêm sendo infectadas no mundo inteiro.O condicionamento social, que "determina" que as mulheres casadas confiem cegamente na fidelidade de seus maridos, leva muitas delas a descobrirem – muitas vezes tardiamente – que são portadoras da AIDS.

PARA PENSAR...
Vivemos em uma sociedade machista, em que muitos homens pensam que são donos de suas mulheres e podem fazer o que bem entenderem dentro e fora de casa. Isso resulta, muitas vezes, em práticas de violência, inclusive sexual, que pode levar à contaminação de DST´s. É chegado a hora em que devemos parar para rever nossos valores culturais.