quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

EXCLUSIVO - SEGURANÇA PUBLICA DE APODI RECEBE ATENÇÃO DA CDL LOCAL



Por Leylla Carla

Preocupada com o alto índice de criminalidade que vem aumentando a cada dia em Apodi e região, a CDL de Apodi através de seu presidente Rosivan Duarte enviou ao Coronel Elias de Mossoró um oficio solicitando sua presença na cidade para uma audiência publica onde fosse discutido a Segurança do Município que está cada vez mais carente.


Atendendo a este chamado o Coronel Elias, acompanhado do Coronel Freitas, estiveram na noite do ultimo dia 3 de dezembro em Apodi, mais precisamente no auditório da CDL, para rever a questão da segurança publica.

A audiência rendeu bons frutos, pois a partir dali ficou definido que aé a segunda quinzena de Janeiro de 2009, chegará em Apodi uma nova viatura tipo S10 O KM para o policiamento ostensivo diário.


Segundo o Coronel Freitas o Estado do RN estará recebendo no ano vindouro 300 viaturas OKM, e provavelmente uma delas será destinada a nossa cidade.

Na pauta, a CDL junto a sociedade civil organizada reivindicou ainda mais 600 homens para aumentar o efetivo, um pedido que já está sendo analisado com muito critério por parte das autoridades competentes.

O coronel Elias deixou todos informados de que para o ano que vem, será implantado em Apodi o projeto social PROERD, que beneficia crianças da rede publica de ensino. Para quem não conhece, existem muitos projetos sociais dentro da polícia militar que não são muito divulgados. O Proerd por exemplo é "a menina dos olhos da polícia militar" e muitas pessoas não conhecem.

O Proerd é um programa eminentemente preventivo da polícia militar, feito com base no DARE América dos Estados Unidos. Lá começou em 1983. No Brasil, a idéia foi implantada em 1992 por policiais do Rio de Janeiro. Hoje, o programa é realizado no país e os estados que participam são Minas Gerais, Paraná e São Paulo. O policial não é dispensado das suas funções para aplicar o Proerd e sim, disponibilizado para atuar nas escolas. Vale à pena lembrar que o policial é um voluntário para realizar o programa. Quem tiver interesse pelo programa deve entrar em contato com a polícia militar do seu estado. O Proerd é uma parceria da Secretaria de Segurança Pública com a Secretaria da Educação. O órgão militar entrega um material de apoio para o policial, para a realização das atividades em sala de aula. Cada aluno recebe uma cartilha didática.


Os projetos sociais que a polícia militar desenvolve são policiamentos preventivos. É função da polícia militar evitar os problemas que existem hoje. Outros programas são o Jovem Construindo a Cidadania, JCC entre muito outros. O primeiro com alunos do ensino médio, estimulando-os a serem facilitadores e multiplicadores de boas obras. Ensinamos a eles passarem adiante a experiência positiva que tiveram ao dizer não as drogas e bebidas alcoólicas às crianças do ensino fundamental, asilos, orfanatos e outras instituições sociais. O segundo é da policia militar rodoviária relacionado ao trânsito. Existe também o Proerd para os pais, que é muito edificante e ajude muitas famílias.


Muitas pessoas falam que ele vem só pra somar, mas é muito mais que isso. Para que a gente atinja o objetivo, tem de haver interação da polícia, dos pais, e da escola, então eu defino como algo imprescindível pra sociedade. O efeito que o programa causa nas crianças é incrível. Disse o Coronel Freitas. É importante lembrar que uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo, USP, recentemente, sobre o Proerd constatou que a maioria das pessoas que passaram pelo programa não aderiu ao uso de drogas e bebidas alcoólicas. O Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas, Cebrid, faz pesquisas todos os anos e os resultados recentes são de que a maioria dos jovens que passaram por projetos sociais como este, se afastam das drogas.

Ficou definido ainda que em 2009, a CDL junto a Policia Militar irão implantar Câmeras nas principais ruas de Apodi que serão monitoradas em tempo real no batalhão pela PM.

Outra coisa de grande importância foi de que a partir de janeiro/09, a CDL e a PM solicitarão do poder publico municipal que seja criado Guardas Municipal que receberam por parte do Coronel Elias o devido treinamento para atuar ed forma profissional e responsável.

A audiência contou com a participação do tenente Aderlan Bezerra, classe empresarial, vereadora Edileuza Pereira, presidente da AABB Francisco Souza, do presidente da FCDL Marcelo Rosado, estudantes, presidente da CDL Rosivan Duarte e população em geral e a imprensa representada pelo jornal CORREIO DO OESTE.