sábado, 27 de novembro de 2010

JORNALISTA NETO QUEIROZ FALA SOBRE O CASO HÍGIA

Chegou aos graúdos
A Operação Hígia alcançou os graúdos. Após negociar com o Ministério Público a delação premiada, um dos articuladores do esquema, Anderson Miguel, abriu o bico e envolveu os grandes. Contou tudo em detalhes. O esquema abocanhou cerca de R$ 3 milhões em propinas e segundo o denunciante tinha o coração e o cérebro do governo Vilma envolvido.


Punir é outra coisa
Como a história envolve cada vez mais arraias graúdas, a população desconfia da possibilidade de eles serem punidos. Em geral, os escândalos só rendem manchetes nos jornais. É muito difícil que alguém citado vá para a cadeia. Temos exemplos de escândalos bem mais rumorosos, com provas bem mais substanciosas e cujos envolvidos conseguiram escapar ilesos.


Exemplo de impunidade
É o caso da máfia das sanguessugas. O processo tem todo o esquema revelado, as cópias dos cheques pagos como propina, o extrato das contas onde o dinheiro entrou e os depoimentos dos envolvidos confirmando a mutretagem. Mesmo com tudo isso, com tudo apurado e provado, lá se vão cinco anos e nenhum dos envolvidos passou sequer em frente à porta de uma cadeia.

Nenhum comentário: