quarta-feira, 3 de junho de 2009

Expofruit começa hoje tentando superar os efeitos da crise

Visitantes da Feira

Governadora Wilma de Faria prestigia o evento


Tem início hoje em Mossoró a Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada (EXPOFRUIT) 2009. Com o tema "Fruta. Um pedaço do Brasil que gira o mundo", o evento, que acontece até sexta-feira, 5, busca incrementar no setor novos investidores e compradores. Segundo o diretor comercial da Expofruit 2009, João Manuel, o segmento de fruticultura irrigada sofreu uma queda de 20% em sua produção no ano passado. O declínio no setor em relação a 2007 se deu, em grande parte, devido aos impactos sofridos pela crise financeira mundial.



De acordo com João Manoel, a feira vai servir de parâmetro para os produtores locais e regionais, em relação a novos investimentos para os próximos meses. "A expectativa é de que a safra de 2010 seja negociada a partir de agora, já que com novos compradores as empresas saberão o quanto devem investir", explica o diretor, acrescentando que, ao todo, já foram negociados 300 estandes.Com um crescimento de aproximadamente 30%, a Expofruit 2009 será lançada oficialmente amanhã, às 18h, no Centro de Exposições da Ufersa (EXPOCENTER), com a participação da governadora Wilma de Faria, do secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Segundo Paula, além de representantes do Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte (COEX) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-RN).



Como aconteceu nos anos anteriores, a feira reunirá produtores, importadores, exportadores, distribuidores, fornecedores e delegações de países como França, Itália, Alemanha, Espanha, Holanda, República Tcheca, Bélgica, Noruega, Estados Unidos, Rússia, entre outros. Segundo a organização do evento, a Expofruit já se tornou referência no país para o setor de fruticultura tropical irrigada, com oportunidade para geração de negócios na ordem de 18 milhões de dólares.Na programação diversificada da feira, constam ainda seminários científicos, minicursos, workshops, além da rodada nacional e internacional de negócios, clínicas tecnológicas e mais de 2,5 toneladas de frutas degustadas.



FÓRUM - O destaque deste ano será a realização do 1º Fórum da Fruticultura, que vai reunir representantes de associações de frutas de todo o Brasil. "Traremos um consultor internacional que falará sobre as perspectivas da fruticultura no mundo. Ao final, vamos apresentar a Carta da Fruticultura com enfoque nas premissas e metas do setor", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado.


HISTÓRICO - Em consequência da forte crise financeira mundial, a Nolem, umas das maiores empresas produtoras de frutas tropicais de Mossoró e região, responsável por grande número de empregos, encerrou suas atividades, recentemente, no setor. Ao todo, foram demitidos mais de quatro mil funcionários. Já, no início de 2009, a empresa havia anunciado a demissão de 2.500 pessoas, durante o período de entressafra. Em consequência disso, a empresa não participará neste ano da Expofruit 2009. Agora, com nova direção, a expectativa é que a empresa busque se reestruturar nos próximos meses.

Nenhum comentário: