terça-feira, 30 de junho de 2009

FCDL é credenciada para executar Pró-Jovem Trabalhador

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN (FCDL/RN) foi uma das Instituições selecionadas para executar o Programa Pró-Jovem Trabalhador, do Ministério do Trabalho e Emprego em parceria com o Governo do Estado. Ao todo, 82 entidades apresentaram projetos à Sethas e apenas 12 foram selecionadas para executar o Pró-Jovem em 28 cidades. A Federação foi seleciona para executar três lotes, dois relacionados a Turismo e Hospitalidade e um na área de Construção e Reparos. A meta para a FCDL/RN será capacitar 1.300 jovens em 16 municípios, além de empregar ao final dos cursos 30% dos jovens participantes.
O Projeto Pró-Jovem Trabalhador é mais uma oportunidade oferecida pelo Governo do Estado para a qualificação profissional de jovens que ainda não conseguiram espaço no mercado de trabalho. A iniciativa vai beneficiar ao todo nove mil pessoas com idade entre 18 e 29 anos. Os jovens selecionados vão participar, durante seis meses, de cursos de qualificação, totalizando uma carga horária de 350 horas, além de receberem um auxílio financeiro no valor de R$ 100. Para o Presidente da FCDL/RN, Marcelo Rosado, o fato de a entidade ter sido selecionada comprova a representatividade que a instituição possui no Estado. "Um número significativo de entidades submeteram projetos à Sethas e nós nos classificamos para 03 lotes, um resultado bastante positivo", destaca Marcelo. O Presidente ressalta ainda a importância do projeto para o Estado, já que capacitará jovens de baixa renda. "Estaremos levando uma oportunidade para a vida desses jovens. A Federação não medirá esforços para que o projeto seja executado da melhor forma.
Já contratamos uma equipe especializada para viabilizar o projeto com a qualidade que o Governo do Estado exige." Para participar do Programa Pró-Jovem Trabalhador, é necessário que o interessado pertença a uma família com renda per capita de um salário mínimo, esteja cursando ou tenha concluído o Ensino Fundamental, ou cursando ou tenha concluído o Ensino Médio, e não esteja cursando ou tenha concluído o Ensino Superior. O candidato também tem que estar desempregado. As 16 cidades onde a FCDL/RN oferecerá os cursos são: Lucrécia, Pau dos Ferros, São Miguel, São Rafael, Serrinha dos Pintos, Tenente Ananias, Natal, Macau, Nizia Floresta, Rio do Fogo, Caicó, Cruzeta, Currais Novos, Mossoró, Passa e Fica e São Gonçalo do Amarante. As aulas dos cursos dos três lotes começam hoje em todas as 16 cidades. Ao todo serão 50 turmas divididas nos turnos matutinos, vespertinos e diurnos. A relação com as escolas e horários das aulas pode ser acessada através do site www.fcdlrn.com.br.

Nenhum comentário: