quinta-feira, 7 de julho de 2011

PROGRAMA SEGUNDO TEMPO SERÁ IMPLANTADO EM ITAÚ



A prefeitura de Itaú, através da administração do prefeito Edson Melo vem desenvolvendo uma série de projetos em parceria com o governo estadual e federal. Com vistas ao bem estar social e desenvolvimento do município, a administração tem buscado com essas parcerias ampliar e efetivar as ações por intermédio de uma gestão diferenciada nos quesitos compromisso e transparência.



Com esse pensamento, a prefeitura estará implantando no município o Programa Segundo Tempo, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEEC), que tem como tema: Qualidade de vida e esporte em Itaú.



O Segundo Tempo é um programa do Ministério dos Esportes, destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, por meio de atividades esportivas e de lazer realizadas no contra-turno escolar.

O programa segundo tempo será um forte condutor de transformações por qual o município deverá passar, nos próximos meses, por ser carente ao acesso a prática de esporte de qualidade. O projeto terá profissionais capacitados para melhor desenvolver atividades voltadas para as políticas sociais, que promovam a inclusão social e que condicionem as crianças de Itaú, adolescentes e jovens a uma alternativa saudável e prazerosa no contra turno escolar.




O município de Itaú é um dos poucos municípios do Rio Grande do Norte a ser contemplado com o programa, graças a força de vontade do prefeito Edson Melo, que foi por várias vezes a Brasília solicitar pessoalmente a disponibilidade do programa para este ano de 2011.



Outros lugares também fazem parte, mas os que não participam, com certeza, deveriam seguir o exemplo, para que as crianças possa sim ter uma boa educação física, e que seja incentivada para isso.


O programa atenderá a crianças, jovens e adolescentes na faixa etária entre 7 a 17 anos, priorizando as comunidades de baixa renda, visando assim uma melhor distribuição de oportunidade e qualidade de vida para todos que vivem a baixo da linha da pobreza, tanto na zona rural quanto na zona urbana.



Para que essas crianças possam ter acesso ao programa é fundamental que estejam matriculados na rede municipal de ensino, totalizando até mil beneficiados diretamente, envolvendo aproximadamente 700 famílias, atendidas em situação de vulnerabilidade social.


Por meio do programa, são oferecidas modalidades esportivas de atletismo, badminton, futsal, handebol, xadrez, dama, capoeira, karatê,vôlei, futebol de campo, handebol, natação e basquete. Estimulando assim as crianças e adolescentes a interagir socialmente, oferecendo condições adequadas para à prática de esportes. Contribuindo para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras, ainda contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

O programa acontecerá no período de 18 meses, sendo que nos 3 primeiros meses, a prefeitura promoverá toda a estruturação necessária ao desenvolvimento do projeto, que acontecerá nos núcleos de segunda a sábado.


Cada turma terá no máximo 25 alunos por turma, com acesso assegurado de 6 horas semanais de atendimento, com no mínimo a prática de modalidades esportivas coletivas, 1 individual, reforço escolar e alimentação.As atividades vão acontecer nos turnos matutinos e vespertinos.


Os núcleos de atendimento ao programa são: Escola Municipal José Porto de Queiroz; Escola Municipal Senador Dinarte Mariz; Escola Municipal Clidenor Regis de Melo; Escola Municipal Joana Bessa;módulo esportivo José Lenilto de Medeiros;Associação Cultural Recreativa Itauense-Acri; quadra esportiva Carlos Emanuel;escola estadual Francisco De Assis Pinheiro e campo de futebol.


O secretário de finanças e administração do município, Marcos Morais, destaca, que o segundo tempo programa 2011 é uma ótima iniciativa, que com certeza vem dando certo e volta a ser implantado no município. Marcos lembrou ainda que o programa já existe a alguns anos e que Itaú já foi contemplado durante os anos de 2006 e 2007 com o programa que surtiu efeito positivo para o município.



Por Leylla Carla

Assessoria de comunicação da PMI

Nenhum comentário: