segunda-feira, 10 de outubro de 2011

MUNICÍPIO DE ITAÚ RECEBERÁ VISITA DA CGU NOS PRÓXIMOS DIAS

Dr. Carlos José e o promotor de justiça da comarca de Apodi Dr. Ricardo Formiga





Prefeito Edson Melo, secretário de finanças Marcos Morais e auditor fiscal da CGU

Dr. Carlos José



Equipe administrativa da prefeitura de Itaú recebendo orientações do auditor fiscal da CGU



ITAÚ/RN - A Controladoria-Geral da União (CGU) sorteou mais 60 municípios para serem fiscalizados quanto à correta aplicação de recursos públicos federais. Esta 35ª edição do programa de sorteio teve caráter especial, pois dá continuidade a um processo de avaliação do programa quanto à sua capacidade de inibição da prática de desvios de recursos entre gestores municipais.


Entre os 60 municípios definidos para serem fiscalizados, o município de Itaú está entre eles. È importante lembrar que metade (30) foi sorteada dentro do universo total de municípios brasileiros, excluindo-se apenas as capitais e os de mais de 500 mil habitantes. Como esse universo é superior a cinco mil municípios, a chance de cada município ser sorteado ficou, em média, igual a 0,57%.
Os outros 30 foram sorteados a partir de um “grupo de controle” composto por 120 municípios definidos por um sorteio realizado há um ano. Nesse caso, a chance de cada município ser sorteado subiu para 25%, em média.




Para esclarecer melhor a sociedade em geral sobre o trabalho que será realizado no município de Itaú nos próximos dias, o auditor fiscal da CGU, Dr. Carlos José Cavalcante, realizou durante todo dia de ontem (10), uma audiência publica, no auditório da câmara de vereadores, onde contou com a participação do prefeito Edson Melo, toda equipe administrativa, vereadores, associações, sindicatos, entidades governamentais e não governamentais,empresários entre outros segmentos da sociedade.




Dr. Carlos José, que presidiu o evento, explicou que essa avaliação é muito importante, pois “visa a aprimorar e a aperfeiçoar essa iniciativa inovadora, criada em abril de 2003, orientando assim os gestores públicos a fortalecer sua gestão. Para o prefeito Edson Melo que prestigiou todo evento, a CGU leva os gestores a serem mais preocupados e cuidadosos com relação à correta aplicação dos recursos federais recebidos, de forma a que esse cuidado reduza a quantidade (e a gravidade) de eventuais irregularidades encontradas em cada município fiscalizado.




O trabalho “in loco” dos auditores começa no próximo dia 17 e se estenderá até o dia 21 de outubro. Será fiscalizada a aplicação dos recursos públicos descentralizados para os programas federais na área social (Saúde, Educação e Desenvolvimento Social), bem como denúncias e representações enviadas à CGU relativas às cidades sorteadas.



O secretário de finanças e adminsitração de Itaú, Marcos Morais reforçou que esta é a segunda vez em que o município é sorteado e que tem por objetivo conferir maior transparência a fim de assegurar a correta aplicação dos recursos públicos, em benefício da população, de modo a inibir e combater a corrupção e fomentar o controle social.
O evento contou ainda com a participação do promotor de justiça de Apodi/RN Dr. Ricardo Manoel da Cruz Formiga, que falou aos presentes sobre a importância do trabalho realizado pela CGU.

Na oportunidade foram repassadas aos Conselheiros informações e sugestões relevantes sobre a atuação do Conselho como Instância de Controle Social dos programas Sociais do Município. O encontro proporcionou aos participantes uma troca de conhecimentos que serão válidos para o prosseguimento da fiscalização e monitoramento por parte da Assistência Social.

Vários assuntos no que tange o social da cidade foram abordados, ressaltando a necessidade de se criar mais alternativas de sociabilidade entre os cidadãos Itauenses. s.

Finalizando a reunião, o Auditor Fiscal da CGU, Carlos José Lima, agradeceu a toda equipe administrativa pelo empenho e comprometimento no que tange desenvolver os Programas Sociais no município, exigindo também da equipe do Cadastro Único e Conselho de Assistência, um controle minucioso do Programa Bolsa Família.
Além de Itaú, os município potiguares como: São Miguel e Parazinho também receberão visita da CGU.


FOTOS: professor Márcio Melo

Nenhum comentário: