quarta-feira, 7 de maio de 2008

COMO SURGIU O DIA DAS MÃES?


Dia das Mães - 2º domingo de maio


Como surgiu o dia das mães?


Atualmente, quando e em quais paises é comemorado?


Descubra aqui!


Uma das mais antigas celebração do Dia das Mães está registrada no início do século 17, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia as trabalhadoras tinham folga para ficarem em casa com suas mães. Nos Estados Unidos houve uma tentativa em 1872 mas só em 1907 Ana Jarvis, da Filadélfia, iniciou uma campanha para instituir o Dia das Mães no aniversário de morte de sua própria mãe - o segundo domingo de maio.


Graças à sua perseverança no ano seguinte o dia foi celebrado em todo estado da Filadélfia e em 1911 em todo o país. Em 1914 o Presidente Woodrow Wilson oficializou a data.


No Brasil a criação da comemoração foi apenas comercial. Em 1949 donos de lojas de São Paulo como Mappin, Slopper e Garbo criaram o Clube dos Lojistas e devido ao sucesso de vendas que o Dia das Mães alcançava nos Estados Unidos, resolveram lançar a data comemorativa também no Brasil. Fizeram uma campanha para divulgação e copiaram a data dos americanos.


Atualmente o Dia das Mães é comemorado em muitos países mas em datas diferentes:


2º domingo de maio - Estados Unidos, Brasil, Dinamarca, Finlândia, Japão, Turquia, Itália, Austrália e Bélgica.2º domingo de fevereiro - Noruega.2º domingo de outubro - Argentina.2º dia da primavera - Líbano.10 de maio - México.8 de dezembro - Portugal e Espanha.Último domingo de maio - Suécia.4º domingo da quaresma - Inglaterra.