quarta-feira, 18 de junho de 2008

CASO HÍGIA


Juiz decide manter filho da governadora e
mais cinco presos

O Juiz Federal Mário Azevedo Jambo, da 2ª Vara Federal do Rio Grande do Norte, acatou pedido da Polícia Federal e decidiu prorrogar a prisão temporária de seis dos envolvidos na Operação Higia, por mais cinco dias. Continuam detidos Herbert Florentino Gabriel, João Henrique Alves Lins Bahia Neto, Lauro Maia, Maria Eleonora Lopes de Albuquerque Castim, Mauro Bezerra da Silva, Rosa Maria de Apresentação Figueiredo Caldas Câmara. O juiz não divulgou detalhes de sua sentença, alegando segredo de justiça.


posição
O Ministério Público Federal, MPF, emitiu ontem um parecer contrário a prorrogação da prisão temporária de seis presos da Operação Hígia, que ainda se encontram detidos na sede da Polícia Federal. De acordo com a assessoria do órgão, as contradições apresentadas durante o interrogatório dos investigados não justificam, no momento, o pedido da prorrogação.O parecer do MPF-RN destaca que a Lei n.º 7.960/89, no seu art. 2º, é clara ao dispor que a prorrogação da prisão temporária, por até cinco dias, deve realizar-se em caso de extrema e comprovada necessidade.

O Ministério Público Federal declarou que no caso em apreço, a contradição nos interrogatórios dos referidos investigados, não se afigura justificadora, por si só, para a prorrogação postulada.

No entanto, o MPF-RN destaca que irá analisar a necessidade de decretação da prisão preventiva dos investigados, após detida análise de todo o material probatório colhido na investigação.