quinta-feira, 26 de junho de 2008

POLITICA LOCAL

Governadora Wilma de Faria indica Simão, mas PC do B mantém projetoApodi
O Partido Comunista do Brasil (PC do B), diretório de Apodi, manteve sua palavra e realiza hoje sua convenção municipal para homologação da chapa encabeçada pelo professor Flaviano Moreira Monteiro. O projeto que está sendo considerado alternativo para quem não concorda com os nomes tradicionais da política, promete fechar a chapa hoje mesmo que seja puro sangue.
O evento acontece a partir das 19 horas, na Associação Cultural e Desportiva Apodiense (ACDA) com presença de todos os filiados, que já somam mais de duzentos, desde que o partido foi reformulado. Além da chapa majoritária, será homologada ainda a proporcional que deverá aparecer com pelo menos dez candidatos a vereador.Desde ontem a presidência do partido aguarda as definições dos outros partidos que compõem o grupo da governadora Wilma de Faria no município.
Mesmo com a definição da candidatura do ex-prefeito Simão Neto (PSB), o presidente da legenda, Gilvan Alves, afirmou que o projeto continua de pé, embora as lideranças deva aguardar até o fim da tarde de hoje que alguém apareça para compor com o PC do B.O grupo participou de várias reuniões nas últimas semanas a fim de tentar uma negociação com os demais líderes, que buscavam um consenso para definir um único candidato.
Na ausência de entendimentos os comunistas decidiram que seguirão com o projeto mesmo que tenha de fechar uma chapa puro sangue.“Estamos nos reunindo com os outros partidos desde o começo do ano. Participamos de todas as reuniões possíveis, como nada andou, estamos prontos para continuar com nossa proposta de manter um nome novo para a população avaliar”, enfatizou Gilvan Alves.Desde que se reformulou e decidiu entrar na política municipal, o PC do B já conquistou importantes apoios.
A sigla tem hoje a simpatia de grande parte de agricultores do Vale e chapada do Apodi, professores e estudantes do município, além da base principal do comércio, ligada a Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi (CDL), através da influência dos empresários Gilvan Alves, José Maria da Silva e Rosivan Duarte, atual presidente da entidade.As grandes lutas encampadas pelo grupo, que até recentemente fez parte da linha de frente do Fórum de Entidades Representativas da Sociedade Apodiense (FERSA), é outro fator determinante para consolidar o projeto do professor Flaviano Monteiro, ex-presidente do movimento social.

A última conquista dos comunistas foi o apoio de membros da igreja católica da cidade, incluindo alguns dos dirigentes que têm grande abertura nos diversos grupos de jovens do município e grupo de casais. A União da Juventude Socialista (UJS) é outra turma que tem atraído a participação de jovens para o projeto alternativo.
Simão é escolhido como candidato da governadoraDepois de inúmeras reuniões, conversas e especulações, o grupo da governadora em Apodi chegou a um consenso e decidiu lançar o ex-prefeito Simão Nogueira Neto (PSB) como candidato da situação.

A definição aconteceu na tarde de ontem em Natal durante encontro com a governadora Wilma de Faria.Simão, que já anunciava apoio do ex-prefeito Evandro Marinho de Paiva (PRB) “Vandinho” e do PMN do ex-vereador Marcondes Marinho, conta agora com a médica Solange Noronha (PR) que abre mão de sua pré-candidatura para seguir a orientação da governadora Wilma.Segundo Solange, que esteve ontem em Natal, a governadora também irá indicar o candidato a vice-prefeito que poderá sair de um dos partidos da base aliada.
O projeto terá o apoio do PR, PP, PV, PTB, PSL, PRB, PSDB, PTB, PMN e possivelmente o PPS, que recentemente abriu diálogo com Simão.Estiveram na reunião de ontem a médica Solange Noronha (PR), ex-prefeito Simão Neto (PSB), prefeito José Pinheiro (PR) e o radialista Fábio Soares (PV). O empresário Dalton Filho (PSDB) foi consultado pelo telefone e garantiu apoio ao projeto.

População espera definição do PMDBDefinidas as candidaturas do ex-prefeito Simão Nogueira Neto (PSB) e do professor Flaviano Monteiro (PC do B) a população aguarda agora a definição da candidatura da oposição que tem como liderança a vice-prefeita Gorete Silveira Pinto.O problema é que com as definições em torno do nome de Simão, não sobrou quase ninguém para compor chapa com os peemedebistas.
Mesmo assim o projeto continua de pé, tendo em vista que Gorete aparece com grande vantagem por ser o único nome da oposição, o que não afasta o fortalecimento do projeto mesmo numa composição puro sangue.Essa semana foi divulgado que o partido manteve contato com o grupo do PC do B, na possibilidade de compor uma aliança, porém a definição oposicionista só deve sair no domingo, dia da convenção do PMDB.
FONTE JORNAL DE FATO