segunda-feira, 25 de maio de 2009

COSERN ADOTA AÇÕES PARA O PERÍODO CHUVOSO


As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Norte neste ano provocaram um aumento significativo no número de ocorrências no sistema elétrico da Companhia de Energia Elétrica do Rio Grande do Norte (COSERN).Os atendimentos às ocorrências até abril apresentaram um crescimento de 8% quando comparados com o mesmo período do ano anterior, e um aumento de 21% sobre a média anual. Para atender a nova demanda, as equipes de manutenção corretiva precisaram ser aumentadas, passando das 52 equipes por dia, dos períodos normais, para até 92 equipes em todo o Estado.Os números referentes às chuvas no primeiro quadrimestre de 2009 evidenciam um quadro no Estado bastante atípico e preocupante. Foram 13 municípios com estado de emergência declarado com milhares de desabrigados, sendo a mais atingida a região Oeste, notadamente os municípios de Mossoró, Alto do Rodrigues e Ipanguaçu.



Diante desse quadro atípico, todos os serviços prestados à população sofrem adversidades que impedem a manutenção da qualidade oferecida nas condições normais. O serviço prestado pela Cosern, inserida neste contexto, também enfrenta dificuldades, como o alagamento de ruas e estradas, rompimento de pontes, transbordo de rios, queda de postes e danos em equipamento da rede elétrica, que refletem na demora nos atendimentos. Diante de uma realidade tão adversa, a Empresa tem mobilizado todos os esforços para minimizar os impactos, buscando sempre atender aos clientes, adotando ações especificas para cada caso. No Vale do Açu, por exemplo, nos pontos próximos ao leito do rio foram colocados, de forma emergencial, aproximadamente 18 mil sacos de areia como forma de proteção contra a erosão que comprometia a integridade de estruturas da rede elétrica.



Mesmo com rigorosos programas anuais de manutenção, melhoria e expansão do sistema elétrico, as condições atmosféricas adversas provocam avarias e desligamentos na rede. Descargas atmosféricas, freqüentes nessas ocasiões, erosões, interferências da vegetação, que com o peso da água entram em contato com os condutores, são algumas das principais causas dos desligamentos. São eventos fortuitos que trazem prejuízos para a Cosern e seus clientes.Conhecedora dos transtornos sofridos pela população em geral e pelos seus clientes em particular, a Companhia solidariza-se e espera contar com a compreensão dos atingidos pelas anormalidades no fornecimento de energia elétrica. Reafirma ainda o compromisso de manter ações que visem minimizar os impactos, mantendo-se sempre pronta e a disposição dos clientes.

Nenhum comentário: