segunda-feira, 18 de maio de 2009

CAMINHADA POR UMA CAUSA JUSTA


Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Como forma de destacar a data a Prefeitura Municipal de Apodi realizará logo mais as 17:00hs, uma caminhada saindo em frente a conveniência encerrando no circo que está montado em frente a Igreja Matriz. Em nome do blog venho convidar a todos para se unir a esta causa. Vamos sair nas ruas mostrando a nossa indignação, apesar de que não estamos isentos de casos de abuso dentro da nossa família, por isso precisamos nos unirmos, para tentarmos minimizar esse ato de violência dentro das familias. Casos que quando se tornan públicos a sociedade fica pasma, como foi o caso que aconteceu semana passada, onde, um homem de mais de trinta anos, morador do bairro Baixa do CAIC, no município de Apodi, está sendo acusado de abusar sexualmente de uma adolescente de cerca de 16 anos. O irmão da vítima, um homem de 24 anos, também é acusado de abusar da menor. O processo corre em segredo de justiça, mas sabe-se que o ministério público pediu a prisão preventiva, que foi decretada pela juíza da cidade, dos acusados. O delegado da Cidade de Apodi Dr. Célio Fonseca efetuou a prisão dos dois na tarde de quarta-feira, (dia 13 de maio)
A menor foi encaminhada para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, onde terá acompanhamento de assistente social e de psicólogo. O caso de atentado violento ao pudor está sendo apurado pela justiça
O objetivo do dia é mobilizar o governo e a sociedade para combater essa forma cruel de violação de direitos de meninas, meninos e jovens brasileiros. A violência sexual praticada em crianças e adolescentes pode manifestar-se de diversas formas, sendo as de maior ocorrência, o abuso sexual dentro da própria família e a exploração sexual para fins comerciais, como a prostituição, a pornografia e o tráfico. Todas as suas expressões constituem crime e são, sem dúvida, cruéis violações dos direitos humanos.








As crianças e os adolescentes vulneráveis a esse tipo de violência sofrem danos irreparáveis para o seu desenvolvimento físico, psíquico, social e moral. Esses danos podem trazer conseqüências muito penosas para sua vida, como, por exemplo, o uso de drogas, a gravidez precoce indesejada, distúrbios de comportamento, condutas anti-sociais e infecções por doenças sexualmente transmissíveis.







Grave como a violência é o muro de silêncio que cerca essa situação, construído pela indiferença da sociedade e pela cultura da impunidade dos agressores, o que se constitui em nova forma de violação às suas vítimas.







Essa conjuntura vem sendo enfrentada, no Brasil, com seriedade, apesar do desafio que representa. Diversos setores da sociedade e do governo assumiram com coragem a determinação de dizer não à violência sexual praticada em crianças e adolescentes.
Foi com esse propósito que o dia 18 de maio foi constituído pela Lei Federal no. 9.970 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.







Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira em 1972, o Caso Araceli, em que uma menina de oito anos foi cruelmente assassinada após ter sido estuprada em Vitória, no Espírito Santo.








A intenção é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, pois ninguém está livre de ser atingido por essa situação. É preciso formar um consciência nacional para denunciar e romper com esse ciclo de violência e proteger meninas, meninos e adolescentes brasileiros.











Em nome do blog venho convidar a todos para se unir a esta causa.


Nenhum comentário: