domingo, 6 de setembro de 2009

FESTA DE NOSSA SENHORA DAS DORES ACONTECE EM ITAÚ


A cidade de Itaú passa a viver a partir de hoje de momentos de alimentação da fé cristã, através da festa de N. S. das dores padroeira do município. O tema desde ano é: Maria luz da vida, modelo na catequese. Com esse tema a paróquia pretende ajudar a comunidade a entender o significado da missão evangelizadora e profética de anunciar o reino de Deus que está próximo.

A programação tem inicio as 18:00hs com missa solene e recepção da imagem da santa que durante o mês de agosto percorreu as residências das famílias de Itaú. Após a programação religiosa que abre os festejos, acontecerá no patamar da igreja jantar comunitário.Na parte social a banda mossoroense Radiola Club faz a festa.

A devoção à Nossa Senhora das Dores deve-se muito à missão dos Servi tas – religiosos da Companhia de Maria Dolorosa. A festa de Nossa Senhora das Dores foi incluída na Liturgia e no calendário católico pelo Papa Bento XIII. Na Paróquia de Itaú a celebração fundamenta-se na Bíblia a partir da própria palavra de Deus. A devoção parte das sete dores de Maria, simbolizando a imagem da Igreja que nos aponta para uma nova vida, superando assim as cruzes do dia-a-dia: miséria, desemprego, fome, violência.

A festa se estende até o dia 15 de setembro quando é comemorado o dia da santa. Uma festa que expressa um grande convite à confraternização entre os fiéis, em várias celebrações e atividades sócio cultural que marcam os dias de evento. Este ano o tema da comemoração é Maria Luz da Vida, modelo da catequese.

O destaque da festa será o grande show do padre Nunes de Natal que recebe um patrocínio todo especial da Prefeitura Municipal de Itaú. Outro momento importante dentro da programação é noite em que reúne os filhos ausentes e devotos da santa, que na ocasião retornam a cidade para reencontrar familiares e amigos. Para o prefeito Edson Melo é sempre um prazer poder participar desse momento ao lado do povo, onde enfatiza que a festa é da comunidade católica, que se reúne e abastece sua vida cristã nesta paróquia durante todo o ano.

Autoridades políticas do estado como Senador Garibaldi Filho, Deputado Federal Betinho Rosado, deputado estadual Getulio Rego, prefeitos e vereadores da região, assim como outras lideranças confirmaram presença logo mais na abertura dos festejos.

Na parte social quem abre a programação e a banda Radiola Clube, dia 6, forró magote; dia 7, discoteca turbinada; dia 8, forró de 3; dia 9, Alexandro bandeira e LC sax; dia 10, Tony e seus teclados; dia12, colo de menina no clube acre; dia 13 e 14, Lala e banda; dia 15, PE. Nunes. Para a realização da festa de Nossa Senhora das Dores, a paróquia conta, além do apoio da Prefeitura, com o patrocínio de vereadores e do comercio local.

È um momento importante vivido pelo povo de Itaú que se sentem felizes em receber os visitantes. O prefeito Edson Melo estende o convite a todos para prestigiar esse ato de fé.

Nenhum comentário: