sexta-feira, 24 de setembro de 2010

REFLEXÃO DO DIA - VIDA E MORTE



por Affonso Celso Gonçalves Jr.

O tempo de uma vida passa rapidamente e de forma independente de nossa vontade e, portanto, devemos viver de modo a cumprir nossa missão sem esperar a derradeira separação entre o físico e o espiritual, fenômeno conhecido vulgarmente como morte. Existem muitas maneiras de viver, sendo que podemos passar pela vida ou deixá-la simplesmente passar por nós e isso está muito bem expresso numa linda música de Zeca Baleiro que diz: "Eu falo de amor à vida, você de medo da morte; eu falo da força do acaso e você de azar ou sorte; eu ando num labirinto e você numa estrada em linha reta...".

Vamos viver a vida de forma intensa e verdadeira para que possamos deixar nosso legado impresso a cada encarnação, pois a morte é um estado de lucidez extrema frente a uma realidade imutável. Aqui chegamos e daqui partiremos e isso não é negociável. Lembre-se que isso é escolhido por nós mesmos, pois decidimos onde e quando iremos chegar e também a forma e a época da partida, porém, nosso estado de torpor proporcionado pela amnésia da encarnação nos cobre momentaneamente a visão até o momento derradeiro. Aí, sim, no momento do desligamento corpóreo, nos deparamos com nossas escolhas e nosso carma e poderemos visualizar a beleza da missão cumprida e a nossa acolhida nos braços do grande Pai.


Tudo está escrito e tudo está correto, mas muitas vezes o desconhecimento do que fomos e do que somos nos causa apreensão e medo, mas nada nos afastará do nosso destino e daquilo que aqui viemos resgatar. O destino é nosso e de mais ninguém e, assim, temos de cumpri-lo com resignação e coragem. A dualidade de nossa existência é proporcionada pela dádiva do livre arbítrio e isso é um dom supremo. Em nossa caminhada, sentimos na carne a dualidade no caminho percorrido: luz e trevas; o bem e o mal; a sabedoria e a ignorância; o esforço e a preguiça; o trabalho e a cobiça; o amor ou a dor.

Vamos permanecer atentos aos chamados e aos conselhos subliminares enviados por nossos guias ou anjos da guarda. Vamos ouvi-los para saber que nosso tempo está se esgotando e que desta forma poderemos cumprir nossos objetivos e nossas metas para que, quando partirmos, possamos fazê-lo de maneira tranquila e serena.

Vida e morte são estados físicos diferenciados e, apenas isso, pois somos imortais. Então, vamos viver e amar intensamente cada momento e nos surpreender com tudo o que nos está reservado a cada curva de nossa jornada.

FRASE: Combater e morrer e, pela morte, derrotar a morte, mas temer e morrer é fazer-lhe homenagem com um sopro servil...
William Shakespeare

Nenhum comentário: