sexta-feira, 3 de outubro de 2014

HOJE É FERIADO ESTADUAL - IGREJA LEMBRA MÁRTIRES DE CUNHAÚ



HISTÓRIA
O feriado dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, padroeiros do Rio Grande do Norte, foi decretado pela lei estadual Nº 8.913/2006, durante o governo de Wilma de Faria.
O professor de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor Antônio Gomes, explica que a data remete à ação de holandeses no Estado, que tinha o objetivo de tomar posse dos povoados das regiões de dois engenhos denominados Uruaçu e Cunhaú, situados na região Mato Grande, já próximos ao município de João Câmara.
“Os holandeses reuniram os índios tapuios, os índios mais bravos que residiam na região de Mossoró e do Vale do Açu, e partiram para fazer essa tomada. A partir do ataque dos holandeses, integrantes dos povoados foram assassinados dentro da própria igreja, episódio que originou os mártires de Cunhaú e Uruaçu”, disse.
Segundo Antônio Gomes, pouco mais de 80 pessoas foram assassinadas durante o ataque holandês. Contudo, ele afirma que a data representa a resistência dos povoados à invasão e permite recordar a força econômica do RN na época devido ao cultivo de cana de açúcar e à produção de carne de sol. “Além da cana de açúcar, o Rio Grande do Norte também trabalhava com a produção de carne, abastecendo os Estados de Pernambuco e Ceará”, disse.

RELIGIOSIDADE
Em reconhecimento ao feito dos Mártires de Uruaçu, em 16 de junho de 1989 o processo de beatificação foi concedido pela Santa Sé. Em 21 de dezembro de 1998, o papa João II assinou o decreto reconhecendo o martírio de 30 brasileiros, sendo dois sacerdotes e 28 leigos.
A celebração de beatificação aconteceu na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 5 de março de 2000. A cerimônia religiosa foi presidida pelo papa João Paulo II. No local do massacre foi erguido o Monumento dos Mártires em memória dos Bem-Aventurados. O espaço é aberto aos turistas e religiosos, e a cada mês de outubro recebe centenas de fiéis de todas as partes que acompanham as celebrações e festividades em homenagem aos mortos.
Em homenagem ao morticínio, foi erguido um monumento na localidade de Uruaçu, próximo aonde ocorreu o martírio, denominado ‘Monumento aos Mártires’, que foi inaugurado no dia 5 de dezembro de 2000 com a presença de aproximadamente 15 mil pessoas, incluindo diversas autoridades eclesiásticas e governamentais.
O local abrange uma área de dois hectares, doada pela família Veríssimo, proprietária da fazenda. O Monumento aos Mártires foi projetado pelo arquiteto Francisco Soares Júnior, tendo capacidade para receber 20 mil peregrinos. Atrás do palco há um painel medindo 30 metros. O Capelão do monumento é o Padre Antônio Murilo de Paiva.

Nenhum comentário: