quinta-feira, 17 de junho de 2010

PALAVRAS...(TEXTO REFLEXIVO)


por Affonso Celso Gonçalves Jr. - affonso133@hotmail.com



As palavras, muitas vezes, são pronunciadas de forma que não revelam nossos verdadeiros sentimentos. Vocês devem estar se perguntando como e por quê? Porque as palavras proferidas devem necessariamente expressar um equilíbrio de nossos sentimentos. Este ponto de equilíbrio deve se pautar entre a razão representada pela nossa consciência e a emoção ligada diretamente ao nosso coração e nossa alma.

Palavras ditas em momentos de cólera, raiva ou desequilíbrio emocional serão recebidas de forma ofensiva e muitas vezes poderão afetar de forma definitiva uma relação, seja de amizade, afeto ou de amor. Mas muitas vezes nos perguntamos se é justo que isto aconteça sendo que o verdadeiro objetivo ao proferirmos aquelas palavras, mesmo que de forma grosseira e descuidada, era justamente de proteger, alertar ou impedir que uma pessoa, querida por nós, fosse enganada, lesada ou magoada?

Isto dependerá de quem irá ouvir estas sílabas mal pronunciadas e mal direcionadas. Algumas pessoas percebem facilmente a verdadeira essência do que está sendo dito e aceitam muito bem o teor das considerações independentemente da forma como foram pronunciadas. Também existem pessoas, talvez a maioria, que gostam de ouvir palavras que lhes tragam bem estar e confiança mesmo que estas colocações sejam falsas e estejam partindo de pessoas superficiais e interesseiras, porém, estas pessoas geralmente possuem o dom de falar de uma forma mansa, calma e tranquila. Neste caso me pergunto: mas o que vale, então? A forma com que as palavras são pronunciadas ou o seu verdadeiro objetivo e conteúdo?

A verdadeira impressão que nossas palavras causam aos outros se materializará no nosso dia-a-dia. Lembre-se que a causa do discurso pode ser nobre, mas a falta de harmonia em nosso pronunciamento poderá derrubar por terra qualquer boa vontade e boa intenção. Até mesmo quando algumas pessoas tentam expressar sentimentos doces e amáveis em momentos de forte emoção ou paixão, acabam incorrendo no risco de inadvertidamente, expressar de forma exagerada certos sentimentos que naquele momento lhes pareciam incontestáveis e avassaladores. Mas o que acontece com o passar do tempo? A realidade acaba revelando que em alguns momentos as palavras foram usadas de maneira fácil.

Arrisco afirmar que grande parte de nossas idéias e nossos pensamentos são na maioria das vezes incompreendidos pelos que nos cercam, justamente pelo fato de colocarmos nossos sentimentos acima da nossa razão ou vice-versa, mas, por favor, quem realmente consegue separar sentimentos ligados de forma tão tênue e discreta durante toda nossa existência?
Eu diria que esta incapacidade em separar a razão da emoção é a maior prova de nossa imperfeição e, por isso, estamos aqui para lapidar nosso "eu interior" a cada novo dia.

"Cada palavra nos trai. A única comunicação tolerável é a escrita, porque não é uma pedra em uma ponte sobre almas, mas sim um raio de luz entre os astros..." Fernando Pessoa

Nenhum comentário: