segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

(dica de saúde) CONHEÇA A FRUTA QUE VEM CONQUISTANDO PALADARES





Existe uma fruta deliciosa e saboreada por muitos brasileiros, principalmente praticantes de atividades físicas, devido ser um ótimo energético. É o açaí, que vem de uma espécie de palmeira encontrada no Amazonas, Pará, Maranhão, Acre e Amapá, chamada açaízeiro.

Essa fruta possui elevado valor nutricional e seu consumo garante uma boa quantidade de vitaminas (C, B1 e B2) e antioxidantes, que atuam diretamente na eliminação dos radicais livres, responsáveis pela prevenção de doenças e do envelhecimento. Têm proteínas, fibras, lipídios e uma boa quantidade de fósforo e cálcio. Porém, cada 100 gramas da polpa possui 250 calorias.

O consumo do açaí pode ser feito através de sucos, doces, sorvetes e geléias. O mais pedido é o açaí na tigela, em que a polpa é servida com frutas ou outros alimentos. Na região amazônica, por exemplo, o açaí é muito consumido com farinha de mandioca ou de tapioca.

Outra utilidade para o açaizeiro são suas folhas, podendo ser usadas para a produção de produtos trançados (bolsas, redes, sacolas, etc) e, devido a sua resistência, serve como cobertura de casas (produção de telhados).

Benefícios


A fruta atua ainda contra a doença de Alzheimer, pois a fruta tem a capacidade de deixar o cérebro em alerta por mais tempo, protegendo os neurônios. É um alimento fonte de juventude, pois seus componentes agem na luta contra o envelhecimento das células, deixando-as cada vez mais fortes e resistentes, prevenindo marcas de expressão e rugas. Por possuir uma alta concentração de fibras, o açaí atua na melhora do funcionamento do intestino, fazendo com que o intestino funcione como um relógio e você dê adeus à prisão de ventre. Ajuda ainda a melhorar a circulação sanguínea, pois mantém os níveis de antioxidantes altos, mantendo as artérias saudáveis.

Por todos esses benefícios, o açaí vem sendo bastante procurado, trazendo muitos benefícios ao organismo, possuindo um alto valor energético, dando aquele pique para praticar as atividades físicas e realizar todas as tarefas diárias, atuando no fortalecimento muscular e também na prevenção de doenças cardiovasculares, do sistema nervoso, anemia, prisão de ventre, colesterol ruim alto, envelhecimento da pele e outras.

Nenhum comentário: