terça-feira, 10 de março de 2009

VEREADORES VISITAM O ABATEDOURO PÚBLICO DE APODI


Sexta-feira, uma comissão de vereadores, composta por Ângelo Suassuna, Júnior Carlos e Hélio da Ambulância visitaram as instalações do Matadouro Público Municipal, para verificar as condições de funcionamento do órgão, dando início ao Movimento Vereadores em Ação, que realizará visitas periódicas a todos os órgãos municipais.
Os vereadores foram recebidos pelo médico veterinário Hildo Filho, responsável pelo órgão, que mostrou as instalações do abatedouro e prometeu tomas providências com relação a algumas irregularidades constatadas pelos vereadores. “É inadmissível a maneira como os animais são transportados, num carro sem as mínimas condições de higiene”, destaca o vereador Júnior Carlos.
“É de extrema necessidade e urgência a compra de um carro-baú, com câmara fria para evitar a proliferação de bactérias o que, consequentemente, deixa a carne imprópria para o consumo” explica o presidente da câmara, vereador João Evangelista, adiantando que se esse problema não for resolvido, entrará com um pedido de interdição do matadouro.
“Estamos reestruturando as instalações que encontramos em péssimas condições e muita coisa foi feita, como: o calçamento ao redor do abatedouro; a construção da guarita, que exige identificação das pessoas que entram aqui; a proibição de pessoas que não são funcionários do órgão; a organização do transporte e dos horários de entrada dos animais para o abate e estamos aguardando liberação de recursos para a compra do carro-baú”, explica Hildo Filho, adiantando que não pode fazer nada, caso os recursos não sejam liberados pela prefeita.
Os vereadores cobraram do executivo o repasse de verbas para a conclusão da guarita e do carro para transportar os animais abatidos, mas não foram as únicas reivindicações. “O local onde os animais são abatidos é imundo e necessita de telas de proteção para evitar as moscas, assim como o matadouro de criações, que se encontra em péssimas condições de higiene e precisa de providências urgentes”, acrescenta Ângelo.Na próxima sexta-feira, a comissão de vereadores voltará ao matadouro para ver que providências foram tomadas no sentido de resolver esses problemas.
Caso as medidas não tenham sido providenciadas, a câmara irá solicitar a interdição do local. “Também verificamos a necessidade de um funcionário que esteja lá aos domingos, para receber os animais para abate na segunda”, lembra Júnior Carlos.
Iêda Silva- assessora de comunicação da câmara de vereadores

2 comentários:

Anônimo disse...

parabens aos novos veriadores de apodi,independentes e fiscalizadores,mesmo tendo votado em gorete os apoios nas cobranças e essa do abatedorou é saude publica e voces são responsaveis,na proxima eleição 11 votos que não foram de voces,caso continuem nessa linha de trabalho agora serão.

Anônimo disse...

leyla parabens ao seu jornal,gostei.