quinta-feira, 22 de julho de 2010

Cada mulher deve encontrar o seu jeito de ter prazer, afirma terapeuta

Apesar das conquistas femininas, muitas mulheres não se sentam felizes com a vida sexual



O prazer sexual feminino não é tão simples. Apesar da liberdade sexual conquistada a partir dos anos 1960, com o uso dos anticoncepcionais, além da forte presença no mercado de trabalho e da independência financeira, muitas mulheres não se sentem satisfeitas com a vida sexual que levam. No setor de Ginecologia do Hospital das Clínicas, de São Paulo, por exemplo, 70% das mulheres atendidas no ambulatório afirmam que perderam a libido. Talvez por isso o orgasmo feminino esteja tão em pauta atualmente. E livros não faltam sobre o assunto, como o recém-lançado “Orgasmos: Como Chegar Lá” (Editora BestSeller, R$ 24,90), de Jenny Hare.


Consultora e terapeuta sexual, Jenny Hare atuou durante 15 anos como colunista na revista inglesa “Woman’s Weekly” e se propôs a responder a pergunta: “Por que, num mundo onde as informações sobre sexo são tão acessíveis, as mulheres continuam insatisfeitas?”. Segundo ela, as respostas são diferentes para cada mulher. E, cada uma, deve encontrar o seu jeito de ter prazer.

Para evidenciar essa afirmação, Jenny, reuniu no livro histórias e exemplos dessas mulheres, além dos fatores físicos e psicológicos que podem impedir a plenitude sexual. E, é claro, ela também dá conselhos, dicas, exercícios, posições e técnicas para ajudar a chegar lá.

Resgate

Segundo a autora, tanto as mulheres que atingiam o orgasmo e perderam essa capacidade como as que raramente ou nunca conseguem atingir o clímax nas relações sexuais podem encontrar uma solução. “Crie coragem. Sim, você pode voltar a ter o encanto do prazer sexual e, sim, você pode se tornar orgástica ou, se já foi, reencontrar o jeito”, afirma.


Para ela, a solução é reconhecer que, para muitas mulheres e muitos homens, a espontaneidade frequentemente desaparece quando a fase de excitação da novidade e da atração inicial passa. Por essa razão, a terapeuta aconselha: assuma o compromisso de fazer sexo sozinha ou com um parceiro pelo menos uma vez por semana. “O objetivo é praticar muito até que os orgasmos comecem a aparecer e, finalmente, você consiga atingi-los sempre que quiser”, diz. Para isso, ela enumera alguns pontos importantes para começar:

- Sem tempo? Crie tempo.
- Muito estressada? Diga a si mesma que o sexo relaxará.
- Muito cansada? Lembre-se de que, quando o prazer começar, desfrutará dele, por mais cansada que esteja. Saiba que dormirá extraordinariamente bem.
- Abra espaço em sua agenda, por mais ocupada que esteja. Isso é profundamente importante para você. Você não estaria esta matéria não fosse.
- Crie tempo e dedique tempo para se curtir, o seu eu sexual, e uma vez que saiba como fazê-lo, dê-se a felicidade de um orgasmo.

Histórias

Cada capítulo do livro é recheado de histórias que contam as dificuldades e as superações de mulheres e homens em relação ao orgasmo feminino. Leia trechos do livro.




ROSANA FERREIR
Editora-assistente de UOL Estilo Comportamento

Nenhum comentário: