quarta-feira, 28 de julho de 2010

FORMA & CONTEÚDO - REFLEXÃO DO DIA



A forma como normalmente agimos é justificada pelo conteúdo de nossas palavras? Se ao longo de nossa vida buscarmos o equilíbrio entre a forma de agir e o conteúdo de nossos discursos certamente estaremos no caminho da evolução. Nossa evolução não deve ser construída em cima da mediocridade e da mesmice e sim sobre os pilares do conhecimento e da sabedoria, pois somente desta forma nossas palavras serão proferidas com segurança e conteúdo.


Quando expusermos nossas idéias, devemos fazê-lo da melhor forma possível para que o conteúdo de nosso raciocínio seja entendido e compreendido por todos. Muitas vezes nos deparamos com pessoas que fazem de sua vida um palco onde seus discursos ecoam a muitos espectadores, porém suas palavras são vazias e suas ações não condizem com a sua pregação. Isso acontece, porque certas pessoas não se preocupam em embasar seu raciocínio por meio do conhecimento, acreditando que apenas a maneira de expor um determinado assunto é suficiente, esquecendo que o conteúdo é mais importante que a forma.

Ter sabedoria ao colocar em prática tudo aquilo em que acreditamos torna-se necessário para que possamos ser respeitados em nossa maneira de pensar e de agir, pois teremos como aliados o conhecimento e a segurança de que nossos pensamentos são frutos do caminho trilhado na estrada do conhecimento. Assim, nossos pensamentos tomarão a forma daquilo que desejamos.

Não basta fazer da vida apenas um caminho a ser percorrido, pois devemos ter a consciência que a vida é um verdadeiro espetáculo onde cada pensamento, cada ação e cada passo nos levam a um novo patamar evolutivo e com o auxílio do nosso livre arbítrio, podemos mudar nosso destino a cada novo dia. Porém, devemos esperar que se realmente a rota de nosso destino for alterada, que isso ocorra sempre para um grau mais elevado e que isso nunca signifique uma regressão.


Nossa busca deverá ser pelo conteúdo daquilo que pensamos ou daquilo em que acreditamos para que naturalmente possamos encontrar a forma mais adequada de expor nossos objetivos e assim alcançarmos o verdadeiro crescimento intelectual e espiritual. A beleza de viver está nas escolhas que temos de fazer, pois isso nos dará o prêmio pelos nossos acertos e também o preço que devemos pagar pelos nossos erros.

"A beleza é o acordo entre o conteúdo e a forma..." Henrik Ibsen



por Affonso Celso Gonçalves Jr.

Nenhum comentário: