domingo, 11 de julho de 2010

FALANDO DE POLÍTICA NO CENÁRIO ESTADUAL

Avaliação sobre os debates
Seja quem for que esteja à frente do marketing da senadora Rosalba Ciarlini, acredito que deva optar pela sua não participação em debates. É simples chegar a esta conclusão. São vários os fatores que levam a isso.

Essa decisão não tem nada a ver com a capacidade do candidato no debate, fosse isso, Fernando Henrique Cardoso não teria fugido dos debates na sua campanha.

Líder é o alvo
O fato é que o candidato que está na frente das pesquisas se torna o alvo a ser atingido, é aquele cujos adversários centram fogo em busca de colocá-lo em dificuldades. O líder nas pesquisas quase nunca tem a ganhar nos debates.

Tornado-se o alvo dos adversários, ele praticamente passa o debate inteiro na defensiva, rebatendo as acusações e tentando explicar pontos de conflito.

Avaliação do marketing
É claro que a coluna não sabe informar se no caso do RN, onde a senadora Rosalba Ciarlini lidera as pesquisas, sua estratégia será de comparecer ou não aos debates. Estamos apenas apreciando o assunto do ponto de vista do marketing.

Ir ou não ao debate, muitas vezes nem é uma opção pessoal do candidato, é uma decisão que cabe ao marketing, que avalia os prós e contras de todas as etapas da campanha.

Licenciados
Os senadores José Agripino e Garibaldi Filho não esperavam a repercussão das suas licenças no Senado, principalmente a forma negativa como foram enfocadas as licenças médicas sem nenhum dos dois terem qualquer problema de saúde.

Pegou mal
Mesmo que tenha sido apenas uma conveniência para acomodar os suplentes, o fato de terem usado licenças médicas sem estarem doentes, e de médicos do Senado assinarem os documentos ferindo a ética, chamou a atenção negativamente.

Repensando o assunto
Devido à repercussão negativa do fato, a senadora Rosalba Ciarlini, que se prepara para pedir uma licença ao Senado para se dedicar à campanha, também pode rever sua posição. O assunto ainda está sendo analisado.

Madrugando para a campanha
Para dar largada na sua campanha, a senadora Rosalba Ciarlini decidiu dar uma demonstração de que não está acomodada com a liderança nas pesquisas. Marcou para hoje, às 5 da manhã, visita à feira da Ceasa, em Natal.

Coordenador-geral
O coordenador-geral da campanha da Coligação Força da União (DEM, PSDB, PMN, PTN, PSC, PSL e PTC) será Manoel Pereira, indicado pelo senador José Agripino. José Maria Melo coordenará a campanha de Garibaldi.

Números da eleição
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte registrou oito candidaturas ao Governo do Estado, 13 candidaturas ao Senado, 84 para deputado federal e 162 candidatos para as vagas de deputado estadual.
Fonte: Neto Queiroz

Nenhum comentário: