terça-feira, 28 de julho de 2009

PARAÍBA REGISTRA A PRIMEIRA MORTE PELA NOVA GRIPE


Um estudante de enfermagem, de 31 anos, morreu em decorrência da nova gripe em João Pessoa, nesta terça-feira (28), segundo informações da Secretaria de Saúde da Paraíba. Ele estava internado no Hospital Universitário (HU)de João Pessoa e apresentava problemas respiratórios. A vítima estudava em uma universidade particular.
Este é o primeiro caso de morte no Nordeste do país. Até o momento, 45 mortes provocadas pela nova gripe tinham sido registradas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, sendo 16 no Rio Grande do Sul, quatro no Paraná, 20 em São Paulo e cinco no Rio de Janeiro. O Ministério da Saúde informou que ainda não recebeu a notificação da administração estadual sobre a morte pela nova gripe em João Pessoa.
Ainda de acordo com a secretaria, ele teria participado de um congresso nacional de estudantes, entre 15 e 19 de julho, em Brasília. Na Paraíba foram notificados 27 casos da nova gripe. Sete foram confirmados, 18 descartados e dois casos estão em investigação.
Segundo a secretaria de saúde, o rapaz voltou de Brasília no dia 21 de julho e, no dia seguinte, passou a sentir sintomas similares ao da nova gripe como febre, tosse, falta de ar e dor de garganta. O diagnóstico foi feito por médicos do HU em 22 de julho, quando teria sido internado.
Férias escolares no Sul do país:
As férias escolares nas 23 escolas da rede municipal de ensino em Uruguaiana (RS) foram prorrogadas até o dia 13 de agosto, em uma tentativa de conter o aumento dos casos de gripe. O decreto adiando a volta às aulas foi assinado pelo prefeito Sanchonete Felice nesta segunda-feira (27).
No mesmo dia o prefeito assinou outro decreto proibindo qualquer tipo de reunião de pessoas em locais públicos ou de uso coletivo. A proibição deve ser mantida enquanto o município permanecer em situação de emergência, decretada pelo prefeito no dia 19 de julho.
Recomendações:
Na última quinta-feira (23), uma nota conjunta dos ministérios da Saúde e da Educação foi divulgada, recomendando que os estudantes com sintomas de gripe evitem voltar para a escola até que tenham se curado.
A orientação é para reforçar a prevenção contra a nova gripe e evitar que alunos infectados contagiem colegas. No país, foram confirmadas 45 mortes em quatro estados brasileiros: 16 no Rio Grande do Sul, 20 em São Paulo, 4 no Paraná e 5 no Rio de Janeiro.
O governo também pede que professores e diretores de escolas peçam para os estudantes que estiverem sintomas retornem as suas casas.

Nenhum comentário: