quarta-feira, 11 de maio de 2011

OXI É A NOVA AMEAÇA NO SUBMUNDO DAS DROGAS



A sociedade brasileira conta com mais um vilão contra os usuários de drogas. A nova química, conhecida por oxi, chegou ao Brasil pela região Norte (Acre) e rapidamente se expandiu até o Sudeste. Ela, assim como o crack, é inalada em latas, mas, distingue-se pela sua composição, uma mistura de cal virgem e combustível, além de exalar fumaça preta, enquanto o crack expele fumaça branca.

O delegado do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (DENARC), Wagner Giudice, de São Paulo, enfatiza que os moradores de rua são os primeiros a procurar o oxi, em seguida, os filhos “revoltados” com os pais, geralmente de classe média.

Dentro de um mês, o oxi é capaz de fazer uma pessoa perder muitos quilos e provocar mudanças radicais no comportamento. Um terço dos usuários perece após um ano de vício.

A droga tem sido bastante procurada por ser mais barata, no entanto, é mais perigosa ainda. Wagner enfatiza que o controle social do crime não é só a polícia, mas, que o papel da população é muito importante.

Nenhum comentário: