sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Contran decide retirar endereço da habilitação para conter violência

Cidadãos vítimas do roubo dos documentos do carro terão, a partir de agora, uma preocupação a menos. O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) decidiu retirar o endereço dos donos de carros do documento de porte obrigatório. A decisão já está valendo deste o início de agosto.
O diretor da 1ª Circunscrição de Trânsito, Januário Neto, diz que a medida já está sendo feita no Rio Grande do Norte, inclusive em Mossoró. "O endereços só estão sendo colocados nos recibos dos motoristas", diz, acrescentando que a mudança atinge motoristas de carros e motos. A violência foi um dos motivos que levaram o Contran a adotar a tática da discrição.

Segundo o Detran, o fim do endereço no documento vai coibir também a aplicação de outros golpes. O mais comum é a utilização para abertura de contas, para financiamento de veículo, para acesso à residência da pessoa e outras mais.

Uma preocupação sobre a medida é em relação à divulgação dos dados dos motoristas dos sites do Detran. De acordo com a resolução do Denatran, a divulgação dos dados dos motoristas na internet ficará sob responsabilidade dos Detrans em cada estado. No Rio Grande do Norte, segundo Januário Neto, o Departamento de Trânsito assegurou que os endereços já foram retirados da grande rede.

Detran/RN determina que motos usem lacre
O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN/RN) lançou, na semana passada, um novo lacre de placas de identificação de veículos. O intuito é coibir fraudes como clonagem e roubo, já que é mais um item de fiscalização determinado pela Portaria 272 do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

Nenhum comentário: