sexta-feira, 28 de agosto de 2009

NAS PEGADAS DE LAMPIÃO CONCLUI CAPACITAÇÃO HOJE EM ITAÚ






ITAÚ - Numa parceria entre Sebrae e Prefeitura de Itaú, através da secretaria de ação social, aconteceu durante esta semana a realização de cursos e oficinas que estão dentro do projeto Território Sertão do Apodi - Nas Pegadas de Lampião.





Mais de 50 participantes do município estão sendo beneficiados com as oficinas de souvenir em cabaças e biscuit, onde os participantes são estimulados à criação artística através da utilização da arte em cabaças e outros materiais, tendo o universo do cangaço como fonte de inspiração, e a oficina de estamparia, que também trabalha a criação artística através da estamparia, tendo os ícones da estética nordestina e do cangaço, como referências criativas.





O projeto tem como propósito fomentar o empreendedorismo a partir da potencialização das vocações produtivas do território, com o intuito de ampliar e diversificar oportunidades de geração de pequenos negócios e postos de trabalho no território da Chapada do Apodi. Tais feitos são possíveis graças ao incentivo da economia da cultura, da culturalização da economia e do turismo.





"Quero aprender sempre algo mais nesta vida, e aqui estou tento essa oportunidade de realizar um sonho meu, em aprender trabalhar com estamparia, aprendendo novas técnicas, já que tenho habilidades para pintura em tecido. Foi o que falou a senhora Iracema Maia da Silva, de 59 anos de idade, participante da oficina.





As instrutoras das oficinas Fátima Viana e Cláudia Franco destacaram o grande aproveitamento que os participantes estão tendo, onde a partir de então passam a serem multiplicadores dentro do município. Com essa iniciativa, o Sebrae pretende criar cooperativas em Itaú. Os participantes dos cursos terão suas peças expostas na cidade de Natal.





Para o prefeito Edson Melo, o projeto traz desenvolvimento para a região onde vai atrair o turismo para o sertão e fomentar o empreendedorismo a partir da potencialização das vocações produtivas de cada município. Edson garante que outros cursos como estes muito em breve estarão sendo realizados na cidade.





O encerramento das oficinas acontece às 17h, na Escola Francisco de Assis Pinheiro, onde aconteceu toda programação, e contará com a presença do prefeito Edson Melo, secretários e coordenadores.

Nenhum comentário: