sábado, 1 de agosto de 2009

SEMANA DE ALEITAMENTO MATERNO COMEÇA NESTE SÁBADO


A Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) anuncia o início da Semana de Aleitamento Materno para este sábado. O tema da campanha é: Amamentação em todos os momentos. Mais saúde, carinho e proteção.




A semana, de 1º a 7 de agosto, é trabalhada em todo o Brasil com este tema.Segundo a subcoordenadora de Ações de Saúde, Cláudia Frederico, o papel da Sesap é estimular os municípios a desenvolverem suas atividades a partir do tema proposto.




A campanha deste ano, além de chamar a atenção para a importância da amamentação e seu valor para o desenvolvimento físico e emocional do recém-nascido, reforça o vínculo afetivo que se desenvolve entre mãe e filho.




Claudia comenta ainda que algumas mulheres são resistentes à ideia de amamentar devido a mitos de que o leite materno é fraco, que a quantidade não é suficiente e que deforma os seios. Ela diz que isso precisa ser desmistificado e que "a prática do aleitamento é recomendada por, no mínimo, seis meses", período em que o leite materno deve ser o único alimento da criança.




Dalva Freire, técnica da equipe da Saúde da Criança, explica que toda mulher é capaz de amamentar, bastando para isso, ser estimulada.BANCOS DE LEITE HUMANO - Em todo o Estado, cinco bancos de leite humano dão cobertura aos recém-nascidos prematuros ou filhos de mães que não podem amamentar por motivos de saúde.




Enquadram-se nesses casos, mulheres portadoras do vírus HIV ou com câncer. Os Bancos de Leite Humano estão localizados no Hospital Santa Catarina; na Maternidade Escola Januário Cicco; no Hospital da Polícia MIlitar; no Hospital Almeida Castro, em Mossoró, e no Hospital Regional do Seridó, localizado em Caicó.




CAMPANHA - A Semana Mundial da Amamentação, idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, é comemorada desde 1992 em mais de 150 países. O objetivo é promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.




No Brasil, a Semana é coordenada pelo Ministério da Saúde que realiza as atividades sempre na primeira semana de agosto, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria. A personalidade que ilustra a campanha deste ano é a cantora Cláudia Leitte.



gazeta do oeste

Nenhum comentário: