quinta-feira, 27 de agosto de 2009

EM CARAÚBAS ACONTECE VACINAÇÃO CONTRA PESTE SUÍNA CLÁSSICA PARA PREVINIR REBANHO



O Governo Federal, Através do Ministério da Agricultura, tendo como órgão executor o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN), através da Secretaria Municipal de Políticas do Campo e Meio Ambiente (SPOCAMPO) está desde a última terça-feira, dia 25, realizando vacinação contra a peste suína clássica no município, em especial na zona rural onde há uma criação mais localizada e maior de suínos do município.



O Secretário Édson Morais-Pelé-, da Spocampo, evidencia que Caraúbas foi um dos poucos municípios que teve esta preocupação em prevenir o surto de peste Suína Clássica (PSC), que acometeu os suínos e matou em Mossoró e nos municípios de Jucurutu e Macaíba. A vacinação está acontecendo em nível de todo o Rio Grande do Norte.


Os técnicos da Spocampo, Fábio Veríssimo e Lucinaldo de Souza, Naldo do Recanto, estão à frente com uma equipe do Idiarn percorrendo as comunidades rurais. Pela manhã, a vacinação foi prejudicada com a chuva que caiu na maior parte do município.

Um dos critérios utilizados para a vacinação dos suínos nas comunidades rurais e criadouros de porcos é que haja um rebanho localizado de concentração considerável, devido ao pouco tempo que os técnicos têm para realizar a imunização. Não significando que para isto se um vizinho cria um porco isolado, as equipes não vacinem. A veterinária Adiza Bezerra lembra que haverá um repasse, à volta, onde ficaram animais por


vacinar. O tempo estimado para a vacinação pelo Ministério da Agricultura foi até o dia 31 de agosto. Mas deverá o município ser revisitado pelas equipes do Idiarn. O leitão com idade inferior a 15 dias e matrizes prenhas, faltando 10 dias para parir não são vacinados, segundo recomendação técnica. Os animais que vão para o abate, com o prazo inferior a 21 dias também não recebem a imunização, devido ao prazo de carência. A imunização da peste suína clássica (PSC) tem validade de um ano.

Nenhum comentário: