domingo, 16 de agosto de 2009

EM CARAÚBAS CAMPANHA CONTRA PÓLIO SEGUNDA ETAPA É INICIADA EM PSFs E UNIDADES DA ZONA RURAL


Meta é atingir no mínimo 95% com o dia D acontecendo dia 22 e o vice-prefeito Alcivan Viana, representando o prefeito Ademar, abriu campanha quarta na comunidade rural de Cachoeira.

Desde a última terça feira, dia11, que a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Pólio aplicada em crianças na faixa etária de zero a 5 anos. “Não iniciamos a campanha na segunda-feira, devido atraso no envio da remessa da vacina” justifica o Secretário Municipal de Saúde, Giovanni Nobre Gomes.



Na terça feira, o vice-prefeito Alcivan Viana (PMDB), representando o prefeito municipal Ademar Ferreira da Silva (PSB), acompanhado da Coordenadora da Unidade Básica de Saúde Benedito João Pessoa, Antonia Juscilene-Toinha- na Comunidade Rural de Cachoeira, abriu a campanha de vacinação contra poliomielite, em sua segunda etapa, cujo dia D será no próximo dia 22, um sábado.


O vice-prefeito aproveitou a oportunidade e manteve contato com toda a equipe do PSF e demais profissionais da Unidade Básica. O odontólogo Sebastião Oliveira fez uma avaliação do seu trabalho na prevenção e tratamento da saúde bucal, acompanhado da sua atendente Janaína Ricarte. “Estamos muito satisfeitos e a própria comunidade com o nosso trabalho aqui em Cachoeira”, o que na ocasião foi atestado por uma paciente que se encontrava sendo atendida no moderno consultório odontológico da Unidade de Cachoeira.



Outro trabalho bem avaliado na Unida Básica Benedito João Pessoa é o da Agente Comunitária de Saúde, Nilda Almeida. Romildo Silva e Wellton Júnior, da Secretaria Municipal de Saúde também têm sido grandes colaboradores, não só na comunidade de Cachoeira, mas em todas as equipes de PSFs do município.



“Na etapa passada nós atingimos a meta de vacinação em nossa Comunidade, o que certamente acontecerá nesta etapa”, confia a coordenadora Toinha da Unidade Básica de Cachoeira. “Todo o município está mobilizado, zonas urbana e rural através do PSF, Unidades Básicas para que tenhamos uma campanha de vacinação exitosa também nesta segunda etapa”, opina o Secretário Giovanni Nobre.

MOTIVAÇÃO

Antes e durante o desenvolvimento da vacinação, houve motivação para que as crianças aderissem sem maiores problemas à aplicação da dose da vacina aplicada debaixo da língua. “Pensamos em tornar a atividade mais doce e descontraída. Exposição de vídeos e distribuição de balas e outros atrativos infantis foi o que adotamos como atrativo” explicou a coordenadora Toinha.

Num primeiro momento, foram disponibilizadas 50 doses de vacina Anti-Pólio para a comunidade de Cachoeira. “Estamos todos realizados e dedicados aos nossos trabalhos em Cachoeira”, finalizou Toinha falando com a imprensa.

Nenhum comentário: